CONVERSA COM NILDA ALVES
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2022.70591Abstract
Conversar – ‘práticateoriaprática’ que ocupa e organiza os ‘espaçostempos’ da vida cotidiana – é tida como metodologia nos projetos de pesquisa e extensão liderados pela professora Nilda Alves há muitos anos. Outros grupos de pesquisa associados também adotam as conversas em processos de pesquisa no campo da educação. Nessa entrevista, as interlocutoras conversam com Nilda Alves a respeito dessa metodologia e como mais recentemente a pesquisadora vem desenvolvendo suas pesquisas em conversas inspiradas por imagens, sons, outros sentidos e os cotidianos escolares. Nilda Alves é Professora emérita da UERJ (2022) e pesquisadora emérita da FAPERJ, com exercício na UERJ, no Programa de Pós-graduação em Educação (campus Maracanã) e no PPGE-Processos Formativos e Desigualdades Sociais (campus S. Gonçalo). Organizadora de livros, séries e coleções, com artigos publicados no Brasil e no exterior, trabalha em pesquisas com os cotidianos, articulando currículos, redes educativas, imagens, sons, formação de docentes e artefatos curriculares, na compreensão de que os processos educativos precisam ser compreendidos em suas múltiplas dimensões éticas, estéticas, políticas e poéticas.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work (See The Effect of Free Access).