O DESENVOLVIMENTO DE MÚLTIPLOS LETRAMENTOS NA E PARA DOCÊNCIA: práticas em tempos atuais
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2022.71362Palavras-chave:
Multiletramentos, Práticas Docentes, Etnopesquisa, CotidianosResumo
Este artigo objetiva compreender as experiências vivenciadas a partir de práticas desenvolvidas em uma escola pública de Ensino Fundamental II do Estado do Rio de Janeiro, dadas as contribuições de pesquisa que pretendeu compreender como se dão as buscas docentes e suas apropriações nos usos do digital em rede. Com vistas a estas narrativas e conversas realizadas com docentes, temos como recorte o marco temporal que abrange parte do período de pandemia, até a segunda metade do ano de 2021. Dada a necessidade de entender a importância do desenvolvimento de múltiplos letramentos ‘docentesdiscentes’, tendo como base estudos de autores como Rojo (2013) e Street (2014), como prática social, ampliação do conhecimento e de uma aprendizagem significativa. Assim, a partir do olhar de três docentes, autores do presente trabalho, na perspectiva de uma etnopesquisa que se constitui através de um modo próprio de pensar acerca de fenômenos e experiências vivenciados por um determinado grupo, conforme nos ajuda a pensar Ardoino (1998) e Macedo (2010). Considerando os cotidianos dos docentes, praticantes desse estudo como aprendemos com Alves (2008 e 2019) e com uma escuta atenta as necessidades discentes que apenas um docente implicado com sua prática (FREIRE, 1987 e 2015), é capaz de auxiliar o discente na busca pela autonomia e de uma aprendizagem significativa, respeitando a diversidade e pluralidade sociocultural presente na escola.
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