O DESENVOLVIMENTO DE MÚLTIPLOS LETRAMENTOS NA E PARA DOCÊNCIA: práticas em tempos atuais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2022.71362

Palavras-chave:

Multiletramentos, Práticas Docentes, Etnopesquisa, Cotidianos

Resumo

Este artigo objetiva compreender as experiências vivenciadas a partir de práticas desenvolvidas em uma escola pública de Ensino Fundamental II do Estado do Rio de Janeiro, dadas as contribuições de pesquisa que pretendeu compreender como se dão as buscas docentes e suas apropriações nos usos do digital em rede. Com vistas a estas narrativas e conversas realizadas com docentes, temos como recorte o marco temporal que abrange parte do período de pandemia, até a segunda metade do ano de 2021. Dada a necessidade de entender a importância do desenvolvimento de múltiplos letramentos ‘docentesdiscentes’, tendo como base estudos de autores como Rojo (2013) e Street (2014), como prática social, ampliação do conhecimento e de uma aprendizagem significativa. Assim, a partir do olhar de três docentes, autores do presente trabalho, na perspectiva de uma etnopesquisa que se constitui através de um modo próprio de pensar acerca de fenômenos e experiências vivenciados por um determinado grupo, conforme nos ajuda a pensar Ardoino (1998) e Macedo (2010). Considerando os cotidianos dos docentes, praticantes desse estudo como aprendemos com Alves (2008 e 2019) e com uma escuta atenta as necessidades discentes que apenas um docente implicado com sua prática (FREIRE, 1987 e 2015), é capaz de auxiliar o discente na busca pela autonomia e de uma aprendizagem significativa, respeitando a diversidade e pluralidade sociocultural presente na escola.

Biografia do Autor

Elvio José Reis do Nascimento, FAETEC - Fundação de Apoio a Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro

Professor de informática no Estado do Rio de Janeiro pela instituição FAETEC com habilitação para Fundamental II e Ensino Médio. Especialista em Administração Escolar e Coordenação Pedagógica; Mestre em Educação, Cultura e Comunicação no Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação (PPGECC/UERJ-FEBF); Pesquisador no grupo de pesquisa SoCib – Sociabilidades, Educação e Cibercultura

Leila Santos de Santana, Prefeitura de Duque de Caxias

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (PPGECC) da UERJ/FEBF, atualmente pesquisadora, membro do Grupo de Pesquisa SoCib/UERJ. Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica, Graduada em Pedagogia habilitada em Treinamento e Desenvolvimento na Empresa e docente da Educação Básica, na modalidade da Educação de Jovens e Adultos.

Luciana Velloso da Silva Seixas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professora Adjunta do Departamento de Ciências Sociais e Educação (UERJ) e do Programa de Pós Graduação em Educação, Cultura e Comunicação (PPGECC) da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF/UERJ) Duque de Caxias/ Rio de Janeiro, Brasil. Líder do Grupo de Pesquisa "Sociabilidades, Cibercultura e Educação" (SoCib). Mestrado em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (Proped/UERJ) e Doutorado em Educação no mesmo Programa.

Downloads

Publicado

2022-12-01

Como Citar

Nascimento, E. J. R. do, de Santana, L. S., & da Silva Seixas, L. V. (2022). O DESENVOLVIMENTO DE MÚLTIPLOS LETRAMENTOS NA E PARA DOCÊNCIA: práticas em tempos atuais. Periferia, 14(3), 315–332. https://doi.org/10.12957/periferia.2022.71362