CONVERSAÇÃO ONLINE COMO DISPOSITIVO NA CIBERPESQUISA-FORMAÇÃO MULTIRREFERENCIAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2022.69209Palavras-chave:
Ciberpesquisa-formação, multirreferencialidade, conversação online.Resumo
O contexto atual pós-crise pandêmica da Covid-19 tem potencializado a conversação online (Pimentel; Araújo, 2020) no cenário acadêmico em geral. Neste artigo, apresentamos essa prática como dispositivo de pesquisa-formação (Josso, 2004; Macedo, 2010; Santos, 2014), com inspiração multirreferencial (Ardoino, 1998) na pesquisa de iniciação científica (PIBIC/CNPq) e na pesquisa do Mestrado em Educação da UERN, tendo em vista compreender como as conversações online têm contribuído para a emergência de processos formativos e autorais no contexto da cibercultura. Assumimos em nossas pesquisas outra forma de produzir sentido. Diferentemente dos valores formalistas, rígidos e puristas do cartesianismo, pensamos o conhecimento no âmbito do heterogêneo, do acolhimento e do trabalho com a diferença, perspectiva em que o diálogo e a produção de narrativas por meio da conversação online mostram-se potências em uma formação outra em relação à pesquisa. Com o acionamento do Mentimeter, do Vídeo e do Google Forms, os sujeitos da pesquisa produziram vivências formativas enriquecidas pelo ato reflexivo de questionar, narrar, dialogar e se alterarem colaborativamente.Downloads
Publicado
01.12.2022
Como Citar
Ribeiro, M. R. F., Alcântara, P. de S. C., & Silva, Q. S. (2022). CONVERSAÇÃO ONLINE COMO DISPOSITIVO NA CIBERPESQUISA-FORMAÇÃO MULTIRREFERENCIAL. Periferia, 14(3), 81–103. https://doi.org/10.12957/periferia.2022.69209
Edição
Seção
Dossiê
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