v. 13 n. 1 (2021): EDUCAÇÃO DO CAMPO, LUTAS E RESISTÊNCIAS

					Visualizar v. 13 n. 1 (2021): EDUCAÇÃO DO CAMPO, LUTAS E RESISTÊNCIAS
Publicado: 2021-05-21

Apresentação

  • FICHA TÉCNICA, SUMÁRIO E EDITORIAL

    Hector Renan da Silveira Calixto
    1-8
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2021.59923
  • EDUCAÇÃO DO CAMPO, LUTAS E RESISTÊNCIAS

    Jaqueline Daniela Basso, Maria Cristina dos Santos, Arlindo Lins de Melo Júnior
    9-15
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2021.59924

Dossiê

  • A PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE EDUCAÇÃO DO CAMPO NO BRASIL: UM RECORTE TEMPORAL DE 2011 A 2015

    José Leite dos Santos Neto, Klívia de Cássia Silva Nunes
    16-38
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2021.55818
  • EM DEFESA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: ENFRENTANDO O DESMONTE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS

    Ramofly Bicalho, Pedro Clei Sanches Macedo, Guilherme Goretti Rodrigues
    39-59
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2021.55211
  • IDENTIDADE DA ESCOLA DO CAMPO: CONCEPÇÃO MARXISTA

    Vivianne Costa Sousa, Elen de Fátima Lago Barros Costa, Rayssa Lívia da Silva Reis
    60-83
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2021.55982
  • EDUCAÇÃO NO CAMPO: REFLEXÕES SOBRE CIDADANIA E CULTURA

    Arlindo Lins de Melo Júnior, Luiz Bezerra Neto
    84-100
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2021.55931
  • CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS ENTRE AS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO DO E NO CAMPO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

    Waldiléia do Socorro Cardoso Pereira, Wansley Ferreira Freitas
    101-123
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2021.55083
  • LIMITES E DESAFIOS DA RELAÇÃO DA ESCOLA MUNICIPAL DR. JOSÉ GARCIA NETO COM A COMUNIDADE RURAL DO ASSENTAMENTO PALMEIRA NO MUNICÍPIO DE NIOAQUE – MS

    Rodrigo Simão Camacho, Kamila de Aguiar Gomes Soares, Cristina Oliveira Ferreira
    124-155
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2021.55891
  • POR UMA EDUCAÇÃO QUILOMBOLA: UM OLHAR GEOGRÁFICO À COMUNIDADE REMANESCENTE MUQUÉM

    Thaís Patricia Paulino da Silva, Marily Oliveira Barbosa
    156-176
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2021.55960
  • EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE FECHAMENTO DE UMA ESCOLA DO CAMPO EM ABAETETUBA, ESTADO DO PARÁ

    Antônia Correa Novaes, Deusa Maria de Sousa, Marcos Marques Formigosa
    177-195
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2021.54613
  • AS ESCOLAS MULTISSERIADAS COMO POSSIBILIDADE DE CONCRETIZAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO

    Maria Claudia Zaratini Maia
    196-216
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2021.55833
  • ESPAÇOS DE LEITURA EM ESCOLAS DO CAMPO: UM ESTUDO EM TURMAS MULTISSERIADAS

    Marcio José de Lima Winchuar, Leilah Santiago Bufrem
    217-242
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2021.55242
  • EDUCAÇÃO DO CAMPO E O ENSÍNO DE FÍSICA: UM MAPEAMENTO DE TESES E DISSERTAÇÕES

    Ivan Fortunato, Áurea Cristina Pires Marcelino Lanfranco
    243-258
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2021.55955
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA ESCOLAS RURAIS E A CERTIFICAÇÃO DOCENTE NO ESTADO DE SÃO PAULO EM 2010

    Jaqueline Daniela Basso, Maria Cristina dos Santos
    259-278
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2021.55949
  • ESTÁGIO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES: A PESQUISA FORMANDO O EDUCADOR DO CAMPO PARA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

    Kleber Peixoto de Souza, Leila Damiana Almeida dos Santos Souza
    279-296
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2021.55241
  • SAÚDE, PANDEMIA E POVOS DO CAMPO: ANÁLISES A PARTIR DE UM PROJETO DE EXTENSÃO

    Luiz Paulo Ribeiro, Álida Angélica Alves Leal, Maria de Fátima Almeida Martins
    297-324
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2021.55184

Artigos

  • EDUCAÇÃO SUPERIOR E DEFICIÊNCIA: CENÁRIOS DA INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA UNIVERSIDADE

    Iván Carlos Curioso Vílchez
    325-345
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2021.28970
  • NÓS POR NÓS MESMOS – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DECOLONIAL EM EDUCAÇÃO NO COMPLEXO DA MARÉ

    Cristiano Sant'anna de Medeiros, Isadora Souza Silva, João Victor Gonçalves Ferreira
    346-362
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2021.48745
  • A CORRERIA COMO FORMA DE RESISTÊNCIA NEGRA EM VIDEOCLIPES DO RAP BRASILEIRO

    Solange Stéfane Santos, Cláudio Coração
    363-386
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2021.53499
  • POLÍTICAS PÚBLICAS DE POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA E MOVIMENTOS ANTICIENTIFICISTAS NO BRASIL: UMA ANÁLISE DISCURSIVA

    Gustavo Diniz de Mesquita Taveira, Gabriela da Silva Carneiro, Guilherme Pereira Stribel
    387-409
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2021.50074