EDUCAÇÃO SUPERIOR E DEFICIÊNCIA: CENÁRIOS DA INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA UNIVERSIDADE
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2021.28970Palavras-chave:
educação especial, educação superior, estudantes universitários, deficiência visual, inclusãoResumo
Há uma falta de pesquisa no campo da educação especial sobre a inclusão de estudantes com deficiência visual no espaço universitário. Este trabalho tem como objetivo identificar as características dos recursos e serviços disponíveis para o atendimento dos alunos com deficiência visual, em uma universidade privada em Lima, Peru. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas presenciais, com seis estudantes universitários com deficiência visual, para compreender melhor suas necessidades educativas. Os dados foram transcritos e, depois de uma análise de conteúdo, identificaram-se cinco categorias temáticas. Em um primeiro âmbito, destacam-se as dificuldades da gestão da universidade em relação à adaptação e digitalização dos textos acadêmicos. Em um segundo âmbito, percebe-se a falta de estratégias e técnicas para adequação das tarefas e avaliação pelos professores. Em um terceiro âmbito, menciona-se a carência de formação e capacitação dos funcionários e da comunidade universitária em relação às atitudes sociais para um atendimento adequado a esse grupo. Em um quarto âmbito, realçam-se os problemas de acessibilidade no campus universitário. Finalmente, destacaram-se algumas recomendações para a gestão universitária baseadas no monitoramento da inclusão. Conclui-se que as políticas dessa universidade, no campo da deficiência, ainda estão em construção e devem ser fiscalizadas, com base nas normas legais nacionais e internacionais.
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