EDUCAÇÃO SUPERIOR E DEFICIÊNCIA: CENÁRIOS DA INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA UNIVERSIDADE

Autores

  • Iván Carlos Curioso Vílchez Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp).

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2021.28970

Palavras-chave:

educação especial, educação superior, estudantes universitários, deficiência visual, inclusão

Resumo

Há uma falta de pesquisa no campo da educação especial sobre a inclusão de estudantes com deficiência visual no espaço universitário. Este trabalho tem como objetivo identificar as características dos recursos e serviços disponíveis para o atendimento dos alunos com deficiência visual, em uma universidade privada em Lima, Peru. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas presenciais, com seis estudantes universitários com deficiência visual, para compreender melhor suas necessidades educativas. Os dados foram transcritos e, depois de uma análise de conteúdo, identificaram-se cinco categorias temáticas. Em um primeiro âmbito, destacam-se as dificuldades da gestão da universidade em relação à adaptação e digitalização dos textos acadêmicos. Em um segundo âmbito, percebe-se a falta de estratégias e técnicas para adequação das tarefas e avaliação pelos professores. Em um terceiro âmbito, menciona-se a carência de formação e capacitação dos funcionários e da comunidade universitária em relação às atitudes sociais para um atendimento adequado a esse grupo. Em um quarto âmbito, realçam-se os problemas de acessibilidade no campus universitário. Finalmente, destacaram-se algumas recomendações para a gestão universitária baseadas no monitoramento da inclusão. Conclui-se que as políticas dessa universidade, no campo da deficiência, ainda estão em construção e devem ser fiscalizadas, com base nas normas legais nacionais e internacionais.

Biografia do Autor

Iván Carlos Curioso Vílchez, Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Downloads

Publicado

21.05.2021

Como Citar

Curioso Vílchez, I. C. (2021). EDUCAÇÃO SUPERIOR E DEFICIÊNCIA: CENÁRIOS DA INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA UNIVERSIDADE. Periferia, 13(1), 325–345. https://doi.org/10.12957/periferia.2021.28970