EDUCAÇÃO SUPERIOR E DEFICIÊNCIA: CENÁRIOS DA INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA UNIVERSIDADE
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2021.28970Palabras clave:
educação especial, educação superior, estudantes universitários, deficiência visual, inclusãoResumen
Há uma falta de pesquisa no campo da educação especial sobre a inclusão de estudantes com deficiência visual no espaço universitário. Este trabalho tem como objetivo identificar as características dos recursos e serviços disponíveis para o atendimento dos alunos com deficiência visual, em uma universidade privada em Lima, Peru. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas presenciais, com seis estudantes universitários com deficiência visual, para compreender melhor suas necessidades educativas. Os dados foram transcritos e, depois de uma análise de conteúdo, identificaram-se cinco categorias temáticas. Em um primeiro âmbito, destacam-se as dificuldades da gestão da universidade em relação à adaptação e digitalização dos textos acadêmicos. Em um segundo âmbito, percebe-se a falta de estratégias e técnicas para adequação das tarefas e avaliação pelos professores. Em um terceiro âmbito, menciona-se a carência de formação e capacitação dos funcionários e da comunidade universitária em relação às atitudes sociais para um atendimento adequado a esse grupo. Em um quarto âmbito, realçam-se os problemas de acessibilidade no campus universitário. Finalmente, destacaram-se algumas recomendações para a gestão universitária baseadas no monitoramento da inclusão. Conclui-se que as políticas dessa universidade, no campo da deficiência, ainda estão em construção e devem ser fiscalizadas, com base nas normas legais nacionais e internacionais.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:Los autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Creative Commons Attribution License que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría del trabajo y publicación inicial en esta revista.
Los autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
Los autores tienen permiso y son estimulados a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) a cualquier punto antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la cita del trabajo publicado (ver el efecto del acceso libre).