LIMITES E DESAFIOS DA RELAÇÃO DA ESCOLA MUNICIPAL DR. JOSÉ GARCIA NETO COM A COMUNIDADE RURAL DO ASSENTAMENTO PALMEIRA NO MUNICÍPIO DE NIOAQUE – MS
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2021.55891Palavras-chave:
Escola do Campo, Comunidade Rural, Relações Sociais, Assentamento.Resumo
O presente trabalho busca destacar a importância da permanência da escola Dr.° José Garcia Neto no assentamento Palmeira e de identificar o tipo de relação que a escola estabelece com a comunidade, relatando de que maneira ela ocorre. Esta relação escola-comunidade, não é feita de uma maneira rápida e direta, exige todo um processo de articulações para que ela aconteça. Primeiramente, será colocado em questão as possibilidades, viabilizando os projetos a serem disponibilizados pela escola, em seguida, à disposição da escola e da comunidade em realizá-lo na prática e, através disso, estarão criando e fortalecendo vínculos. A aproximação, escola e comunidade, trazem muitos benefícios tanto para a escola, quanto para a comunidade. Consideramos que temos a possibilidade concreta de termos uma escola de qualidade no/do campo e, inclusive, com o apoio da comunidade. A metodologia da pesquisa se baseou, principalmente, nas entrevistas com os estudantes da escola, os pais dos estudantes e o diretor da escola.Downloads
Publicado
21.05.2021
Como Citar
Camacho, R. S., Soares, K. de A. G., & Ferreira, C. O. (2021). LIMITES E DESAFIOS DA RELAÇÃO DA ESCOLA MUNICIPAL DR. JOSÉ GARCIA NETO COM A COMUNIDADE RURAL DO ASSENTAMENTO PALMEIRA NO MUNICÍPIO DE NIOAQUE – MS. Periferia, 13(1), 124–155. https://doi.org/10.12957/periferia.2021.55891
Edição
Seção
Dossiê
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).