A PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE EDUCAÇÃO DO CAMPO NO BRASIL: UM RECORTE TEMPORAL DE 2011 A 2015

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2021.55818

Palavras-chave:

Estado da arte. Produção do conhecimento. Educação no campo. Educação rural.

Resumo

Este estudo tem o objetivo de mapear e analisar a produção acadêmica sobre Educação no Campo no Brasil produzida entre 2011 e 2015 que trazem resultados sobre os ideários pedagógicos que orientam as concepções “do” e “no” campo. O recorte temporal se justifica devido a existência de pesquisas anteriores que trazem dados do período anterior. As discussões e os interesses sobre educação no meio rural têm se tornado alvo de diversos grupos e também utilizadas como parâmetros para a criação de políticas públicas para o campo e a sistematização sobre essa produção se torna fundamental para compreender essa conjuntura. Quanto a metodologia, segue-se os princípios da pesquisa qualitativa e quantitativa com enfoque bibliográfico. Foram utilizados os portais CAPES e La Referencia como base de dados. A partir de um recuo histórico para compreensão da constituição do Movimento Por uma Educação do Campo, a realização desta pesquisa permitiu compreender as concepções pedagógicas que influenciam as práticas pedagógicas de professores em escolas no campo, seguido de um levantamento da produção científica que identificou os interesses de pesquisas dessa área, incluindo as regiões onde são desenvolvidas. 

Biografia do Autor

José Leite dos Santos Neto, Universidade Federal de São Carlos

[1] Bolsista CAPES do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo, (USP) com estágio doutoral na Universidade de Reading, na Inglaterra. Mestre em Educação pala UFSCar. Graduado em Pedagogia da Terra pela UFSCar. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação no Campo, GEPEC/HISTEDBR.

Klívia de Cássia Silva Nunes, Universidade Federal de Uberlândia

Licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (2000). Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2008) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2018). Professora de graduação da Universidade Federal Uberlândia. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação no Campo/UFSCar. Membro do Grupo de Pesquisa História da Educação e Marxismo/UFT. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação no Campo. Atua nos seguintes temas: Políticas Públicas para Educação, Teorias Pedagógicas, Práticas Educacionais e Escolas Multisseriadas

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Publicado

2021-05-21

Como Citar

Leite dos Santos Neto, J., & Silva Nunes, K. de C. (2021). A PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE EDUCAÇÃO DO CAMPO NO BRASIL: UM RECORTE TEMPORAL DE 2011 A 2015. Periferia, 13(1), 16–38. https://doi.org/10.12957/periferia.2021.55818