EDUCAÇÃO DO CAMPO E O ENSÍNO DE FÍSICA: UM MAPEAMENTO DE TESES E DISSERTAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2021.55955Resumo
Este artigo apresenta um Estado do Conhecimento a respeito de uma interface importante, porém pouco explorada na Educação do Campo: o ensino de Física. Partimos da seguinte dúvida: considerando as especificidades tanto do ensino de Física quanto da Educação do Campo, haveria uma preocupação acadêmica de investigar o que acontece quando ambos se encontram no cotidiano escolar? Para responder essa inquietação, foi realizado um mapeamento no Catálogo de teses e dissertações da CAPES, localizando quatro trabalhos, sendo duas teses e duas dissertações, defendidas entre 2014 e 2017. Esses trabalhos foram inventários de forma objetiva, mapeando seus metadados, mas também de forma qualitativa, registrando seus objetivos, a metodologia utilizada, seus referenciais e resultados, buscando, assim, identificar o que já foi produzido a respeito do ensino de Física no e/ou para a Educação do Campo. Ao final, além de sistematizar a interface entre o ensino de Física e a Educação do Campo, lacunas nessa produção foram identificadas, como forma de motivar futuras investigações.Downloads
Publicado
21.05.2021
Como Citar
Fortunato, I., & Lanfranco, Áurea C. P. M. (2021). EDUCAÇÃO DO CAMPO E O ENSÍNO DE FÍSICA: UM MAPEAMENTO DE TESES E DISSERTAÇÕES. Periferia, 13(1), 243–258. https://doi.org/10.12957/periferia.2021.55955
Edição
Seção
Dossiê
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