EM DEFESA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: ENFRENTANDO O DESMONTE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2021.55211Palabras clave:
Educação do Campo. Políticas Públicas. Movimentos sociais.Resumen
A educação do campo, enquanto direito histórico dos camponeses, possibilita as condições de superação da realidade de injustiças que marcam o campo brasileiro. Representa o acúmulo de experiências políticas dos movimentos sociais populares, por uma educação que respeite a diversidade dos sujeitos, individuais e coletivos, do campo, assim como, as condições materiais e subjetivas de vida, por meio da luta por reforma agrária popular. Por outro lado, a educação do campo, enquanto política pública, foi duramente atacada nos últimos anos, reflexo do avanço do discurso ultraconservador que ameaça o conjunto dos povos tradicionais que lutam, trabalham e produzem conhecimento no campo. Nesse sentido, este artigo tem por objetivo principal resgatar os elementos que sustentam as políticas públicas de educação do campo, fazendo frente ao atual cenário de retrocessos, por meio do fortalecimento dos movimentos sociais, educadores/as do campo, escolas e projetos político-pedagógicos emancipadores. Trata-se de uma apresentação de abordagem qualitativa, bibliográfica e documental, com reflexões que contemplem os desafios e estratégias de luta na atualidade, para manutenção das políticas públicas de educação do campo, historicamente conquistadas. O artigo documental foi desenvolvido em acervos bibliográficos. Entre as fontes de investigação, utilizamos legislações, portarias e decretos acerca das interfaces entre políticas públicas de educação do campo e movimentos sociais. Concluímos que a educação do campo, como práxis libertadora, é utilizada no processo de compreensão das lutas e demandas educacionais defendida pelos movimentos sociais. Ela dialoga com os gestos, desejos, valores e a luta pela terra.Descargas
Publicado
21.05.2021
Cómo citar
Bicalho, R., Macedo, P. C. S., & Rodrigues, G. G. (2021). EM DEFESA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: ENFRENTANDO O DESMONTE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS. Periferia, 13(1), 39–59. https://doi.org/10.12957/periferia.2021.55211
Número
Sección
Dossier
Licencia
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:Los autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Creative Commons Attribution License que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría del trabajo y publicación inicial en esta revista.
Los autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
Los autores tienen permiso y son estimulados a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) a cualquier punto antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la cita del trabajo publicado (ver el efecto del acceso libre).