REVISTA PERIFERIA, V. 11, N. 2, MAIO/AGO. 2019 - Memetizando: experimentações cotidianas em tempo de cibercultura

					Visualizar REVISTA PERIFERIA, V. 11, N. 2,  MAIO/AGO. 2019 -  Memetizando: experimentações cotidianas em tempo de cibercultura
REVISTA PERIFERIA, V. 11, N. 2,  MAIO/AGO. 2019 -  Memetizando: experimentações cotidianas em tempo de cibercultura
Publicado: 2019-05-01

Apresentação

  • FICHA TÉCNICA E SUMÁRIO

    Rosemary dos Santos, Felipe da Silva Ponte de Carvalho, Hector Renan da Silveira Calixto
    1-6
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2019.42886
  • MEMETIZANDO: EXPERIMENTAÇÕES COTIDIANAS EM TEMPO DE CIBERCULTURA

    Felipe da Silva Ponte de Carvalho, Rosemary dos Santos
    7-16
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2019.42887

Número Temático

  • Ensinar-aprender com os memes: quando as estratégias de subversão e resistência viralizam na internet

    Dilton Ribeiro Couto Junior, Fernando Pocahy, Felipe da Silva Ponte de Carvalho
    17-38
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2019.36180
  • MEMES, RACISMO E EDUCAÇÃO, OU POR QUE OS MEMES DA TAÍS ARAÚJO IMPORTAM

    Leonardo Fraga Cardoso Junior, Kaio Eduardo de Jesus Oliveira, Cristiane de Magalhães Porto
    39-56
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2019.33878
  • A Discursividades Dos Memes – Memetizando-se Nas Redes Educativas

    Wallace Carriço de Almeida, Rosemary dos Santos, Edméa Oliveira dos Santos
    57-89
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2019.39246
  • Educação Museal na Cibercultura: o uso de memes no projeto “Clube de Jovens Cientistas” da Seção de Assistência ao Ensino (SAE) do Museu Nacional/UFRJ

    Frieda Maria Marti, Andrea Costa, Aline Miranda
    90-110
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2019.39617
  • OS MEMES E O GOLPE

    Leonardo Nolasco-Silva, Maria da Conceição Silva Soares, Vittorio Lo Bianco
    111-130
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2019.37034
  • Memes na internet: entrelaçamentos entre a “zoeira” de estudantes e a apropriação do gênero discurso na escola

    Douglas de Oliveira Calixto
    131-152
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2019.36457
  • ‘Brace yourselves, the zuera is coming’: memes, letramento midiático digital e apropriação criativa dos fãs de Game of Thrones no Facebook

    Luana Inocêncio, Davi Rebouças
    153-177
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2019.36892
  • AS AVENTURAS DE PAULO FREIRE CONTRA O MEME EGOÍSTA: A LUTA DE CLASSES NAS REDES SOCIAIS

    Aristóteles de Paula Berino, Marcélia Amorin Cardoso, Vanessa Rodrigues de Souza, Lívia Herdade
    178-202
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2019.37062
  • SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE PEDAGOGIA: MEMES EM PROL DA INFÂNCIA PARA CRITICAR O CONSUMISMO

    Edna Araujo dos Santos de Oliveira, Roseli Zen Cerny
    203-219
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2019.36456
  • UMA ANÁLISE DISCURSIVA DE MEMES DO ENEM 2015

    Marcia Ione Surdi, Andressa Cristina Oliveira da Silva
    220-241
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2019.36362
  • MULTIMODALIDADE E EFEITOS DE SENTIDO NO GÊNERO MEME

    Josiane Brunetti Cani
    242-267
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2019.36955
  • Memes e a Educação de Jovens e Adultos

    Daniele Santana de Melo
    268-290
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2019.36856
  • Educação, memes e a categoria trabalho

    Eddie Francisco Manoel Ferreira Orsini
    291-316
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2019.35086
  • Memes de internet nas aulas de Língua Portuguesa: algumas alternativas para o estudo do gênero

    Isnalda Berger, Úrsula Cunha Anecleto
    317-343
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2019.36343

Entrevistas

  • MEME E EDUCAÇÃO: ENTREVISTA COM ADRIANA ROCHA BRUNO

    Diene Eire de Mello, Adriana Rocha Bruno
    344-353
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2019.39505

Artigos

  • Ciberleitura na educação básica: realidade possível?

    Bruna Rafaela Evangelista Oliveira, Mayra Rodrigues Fernandes Ribeiro
    354-383
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2019.39384
  • UMA BREVE DESCRIÇÃO SOBRE A CIBERCULTURA DOS HUE BR

    Weslley Kozlik Silva, Jamile Santinello, Graziella Medeiros Guadagnini
    384-403
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2019.33505
  • A ETNOGRAFIA DA ESCOLA: ENTRELAÇANDO VOZES, SUJEITOS CONHECIMENTOS E CULTURAS

    Luís Paulo Cruz Borges, Paula Almeida de Castro
    404-423
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2019.39126
  • CAMINHOS POSSÍVEIS PARA PRODUÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENFRENTAMENTO DAS VIOLÊNCIAS DE GÊNERO E SEXUALIDADE

    Daniel Vieira Silva
    424-441
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2019.36363