OS MEMES E O GOLPE
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2019.37034Palavras-chave:
Memes, Autoria, Impeachment, CiberculturaResumo
O artigo sugere pensar os memes como discursos abertos e colaborativos, capazes de participar da narração da nossa história comum, sublinhando sua potência na criação do pensamento. Memes são discursos (imagens, vídeos, músicas e outras formas de comunicação) que viralizam na internet e despertam o desejo de atualização. Diferente do viral que se assenta basicamente no compartilhamento, o meme demanda ser modificado para se inserir em cada novo ato de compartilhar. Um meme é, pois, um discurso que se adequa aos contextos mais variados, exigindo de quem o compartilha um trabalho de atualização e ressignificação. O texto apresenta aspectos positivos e negativos da memética e aponta para o papel ativo dos usuários na manipulação da linguagem em tela. Reflete sobre a viabilidade de intercâmbios semânticos entre os memes e o fazer científico, indicando que, apesar da aparência de repetição os memes produzem diferença. Reconhece os memes como disparadores de práticas formativas e, para tanto, apresenta como recorte de pesquisa a produção de memes no bojo do golpe de 2016, no Brasil.Downloads
Publicado
2019-05-01
Como Citar
Nolasco-Silva, L., Soares, M. da C. S., & Lo Bianco, V. (2019). OS MEMES E O GOLPE. Periferia, 11(2), 111–130. https://doi.org/10.12957/periferia.2019.37034
Edição
Seção
Número Temático
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).