Memes de internet nas aulas de Língua Portuguesa: algumas alternativas para o estudo do gênero
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2019.36343Palavras-chave:
Memes de internet. Gênero textual híbrido. Esferas públicas. Ensino de Língua Portuguesa.Resumo
Este trabalho tem como objetivo discutir sobre memes de internet enquanto gêneros textuais híbridos que circulam em novas esferas públicas, a partir das Tecnologias da Informação e Comunicação e analisar alternativas de estudo dos memes nas aulas de Língua Portuguesa da educação básica. Ancora-se nos estudos sobre memes (RECUERO, 2009); esfera pública (HABERMAS, 1997) e gêneros textuais híbridos (SANTAELLA, 2014). Reforçamos que, enquanto textos sócio-historicamente situados, os memes de internet, além de contribuir para a difusão de informações no espaço virtual, oportuniza a formação de opiniões e a promoção de debates nas salas de aula da educação básica, estimulando de maneira criativa a atuação de estudantes em esferas públicas digitais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).