‘Brace yourselves, the zuera is coming’: memes, letramento midiático digital e apropriação criativa dos fãs de Game of Thrones no Facebook
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2019.36892Palavras-chave:
Meme, cultura dos fãs, letramento midiático digital, FacebookResumo
Ao investigar como os processos interacionais e de sociabilidade se relacionam com práticas de literacia midiática digital e aprendizagem social nas comunidades online (KNOBEL; LANKSHEAR, 2007), este artigo analisa os diálogos intertextuais nos memes em comentários da página Game of Thrones da Depressão no Facebook, que se utilizam do humor para estruturar coletivamente uma experiência lúdica de consumo, letramento e ressignificação com relação ao produto cultural. A partir de um conjunto de termos e metáforas que são frequentemente referenciados nestes memes da série, um imaginário específico é compartilhado, reconhecido e intensamente apropriado pelos interagentes, constituindo uma rica amostra da intimidade dos fãs com o universo narrativo do programa. Conclui-se que, enquanto micronarrativas que aglutinam saberes de variados campos (ESCALANTE, 2016), os memes de internet envolvem os interagentes em novas práticas criativas de sociabilidade que podem ser compreendidas como literacias – ou letramentos – midiáticas (XAVIER, 2005), posto que nas comunidades digitais são demandadas aos “insiders” certas proficiências (SHIFMAN, 2013; JENKINS, 2008). Destacam-se ao longo desta análise de conteúdo: letramentos com relação às materialidades das TICs nestas plataformas (ferramentas, interfaces); suas usabilidades sociais (“curtir” postagens, responder comentários, marcar usuários, compartilhar posts com nova legenda descritiva adicionada) e conhecimento intertextual (compreensão metalinguística, reconhecer piadas e referências com relação ao universo mencionado, desenvolver novas apropriações destas aplicando variados textos, recursos gráficos e audiovisuais). Neste sentido, percebeu-se a necessidade de reflexões acerca destes múltiplos letramentos nos processos de aprendizagem social em comunidades online, relacionados ao hibridismo de diferentes formas de linguagem nos sites de redes sociais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).