Memes na internet: entrelaçamentos entre a “zoeira” de estudantes e a apropriação do gênero discurso na escola
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2019.36457Palabras clave:
memes, educomunicação, educação midiática, redes sociais, educaçãoResumen
Este trabalho visa ao reconhecimento dos memes na internet como uma linguagem articuladora dos sentidos no interior da escola. Para além de mera brincadeira ou montagens que circulam nas redes sociais, iremos demonstrar como os memes representam uma nova forma de se relacionar com a comunicação e com a (ciber)cultura. A partir dos resultados da pesquisa de mestrado realizada com estudantes do ensino fundamental, pretende-se discutir (1) como o fenômeno da "zoeira" passou a ocupar o cotidiano de jovens e (2) como as dinâmicas das redes sociais estão inseridas em um contexto de transformação da sociedade contemporânea. Para tal empreendimento, iremos apresentar a nossa elaboração teórica e metodológica que permitiu a aproximação com o conceito de “gênero discursivo meme” e, consequentemente, o nosso estudo sobre como esssa linguagem opera nas relações entre Comunicação e Educação — a Educomunicação. A conclusão aponta para a alta relevância dos memes para a constituição das sociabilidades de alunos e alunas e apresenta direções para construir uma nova compreensão sobre o fenômeno.Descargas
Publicado
01.05.2019
Cómo citar
Calixto, D. de O. (2019). Memes na internet: entrelaçamentos entre a “zoeira” de estudantes e a apropriação do gênero discurso na escola. Periferia, 11(2), 131–152. https://doi.org/10.12957/periferia.2019.36457
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