Estratégias para o fortalecimento da cultura de segurança em unidades de terapia intensiva [Strategies for strengthening safety culture in intensive care units] [Estrategias para el fortalecimiento de la cultura de seguridad en unidades de cuidados intensivos]
DOI:
https://doi.org/10.12957/reuerj.2019.38670Palavras-chave:
Enfermagem, Segurança do Paciente, Cultura Organizacional, Unidades de Terapia Intensiva.Resumo
Objetivo: identificar estratégias de promoção que contribuam para o fortalecimento da cultura de segurança do paciente em unidades de terapia intensiva. Método: estudo qualitativo, descritivo, realizado com cinco médicos, cinco enfermeiros e 24 técnicos de enfermagem atuantes em unidades de terapia intensiva de duas instituições hospitalares do sul do Brasil em 2016. A coleta dos dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas e o tratamento, pela análise textual discursiva. A pesquisa foi aprovada por Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: emergiram três categorias: implementação de protocolos de segurança do paciente; envolvimento institucional e multiprofissional; e segurança do paciente na educação permanente. Conclusão: os profissionais de saúde consideram a implementação de protocolos na assistência à saúde, a inclusão da temática da segurança na educação permanente e o envolvimento da instituição, bem como da equipe multiprofissional, como as principais estratégias para promover e fortalecer a cultura de segurança do paciente.
ABSTRACT
Objective: identify promotion strategies that contribute to strengthening patient safety culture in intensive care units. Method: in this qualitative, descriptive study, data were collected in 2016 by semi-structured interviews of five physicians, five nurses and 24 nursing technicians working in intensive care units at two hospitals in southern Brazil, and analyzed using discursive textual analysis. The study was approved by the research ethics committee. Results: three categories emerged: implementation of patient safety protocols; institutional and multi-professional involvement and patient safety in continuing professional development. Conclusion: health personnel considered the implementation of health care protocols, the inclusion of safety as a topic in continued professional development and the involvement of both the institution and the multi-professional team to be the main strategies for promoting and strengthening patient safety culture.
RESUMEN
Objetivo: identificar estrategias de promoción que contribuyan al fortalecimiento de la cultura de seguridad del paciente en unidades de cuidados intensivos. Método: estudio cualitativo, descriptivo, realizado junto a cinco médicos, cinco enfermeros y 24 técnicos de enfermería que trabajan en unidades de cuidados intensivos de dos instituciones hospitalarias del sur de Brasil, en 2016. La recolección de los datos se realizó por medio de entrevistas semiestructuradas y el tratamiento de los datos por el análisis textual discursivo. La investigación fue aprobada por Comité de Ética en Investigación. Resultados: surgieron tres categorías: implementación de protocolos de seguridad del paciente; participación institucional y multiprofesional y seguridad del paciente en la educación permanente. Conclusión: los profesionales de la salud consideran la implementación de protocolos en la asistencia a la salud, la inclusión de la temática de la seguridad en la educación permanente y la participación de la institución, así como del equipo multiprofesional, como las principales estrategias para promover y fortalecer la cultura de seguridad del paciente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en), que permite que o material criado pelo autor pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Enfermagem UERJ pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Enfermagem UERJ, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY).