Foco e Escopo

A Revista Enfermagem UERJ é uma publicação da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, criada em 1993. Publica trabalhos originais e inéditos nos campos nos campos da Enfermagem, Saúde e áreas afins, especialmente relacionados às áreas de Enfermagem Médico-Cirúrgica, Obstétrica, Pediátrica, Saúde Mental e Psiquiatria, Saúde Pública e Doenças Emergentes, Reemergentes e Negligenciadas, com discussão de temas atuais e relevantes para a saúde humana. Sua publicação, desde 2017, se dá em fluxo contínuo com um volume anual contendo, pelo menos, 80 artigos.

Em consonância às recomendações relacionadas à Ciência Aberta (Open Science), a Revista enfermagem UERJ recebe para avaliação manuscritos previamente disponibilizados em repositórios pre-print (tais como SciELO PreprintsOSFPreprintsSSRN, entre outros) e apoia a política de ciência aberta com o depósito de dados em bancos de repositórios nacionais e internacionais (Open Data Repositories, tais como FigshareData DryadZenodo, entre outros).

Circulação

Caracteriza-se como periódico de circulação internacional, a partir de seus indexadores, abrangendo predominantemente os países da América Latina e Caribe, embora também tenha circulação nos Estados Unidos, Canadá, França, Suécia, Portugal e Espanha.

A Revista Enfermagem UERJ é afiliada à Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC).

A abreviatura de seu título é Rev. enferm. UERJ, que deve ser usada em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

Missão

A Revista Enfermagem UERJ tem como missão publicar trabalhos originais e inéditos nos campos da Enfermagem, Saúde e áreas afins (especialmente relacionados às áreas de Enfermagem, Saúde e áreas afins (especialmente relacionados às áreas de Enfermagem Médico-Cirúrgica, Obstétrica, Pediátrica, Saúde Mental e Psiquiatria, Saúde Pública e Doenças Emergentes, Reemergentes e Negligenciadas, tais como resultados de pesquisa, estudos teóricos, revisões críticas da literatura e discussão de temas atuais e relevantes para a saúde humana. Além disso, busca servir como espaço de treinamento para cientistas em formação, visando a sua futura atuação como autores, editores e árbitros em publicações nacionais e internacionais, contribuindo para o fortalecimento da ciência brasileira e internacional.

Processo de Avaliação pelos Pares

O processo de avaliação por pares realizado na Revista Enfermagem UERJ possui duas etapas principais:

(1) Pré-análise (desk review): verificação inicial realizada pela Editora Científica e pelo Editor Associado responsáveis pelo processo de avaliação do artigo com o objetivo de verificar: a) aderência ao Foco e Escopo da revista; b) aderência às normas especificadas para submissão de trabalhos; c) qualidade geral e mérito do trabalho, com análise da potencial produção de novas evidências científicas e avanço no campo do conhecimento.

(2) Avaliação por pares (peer review): os artigos que passam no processo de pré-análise são encaminhados a, no mínimo, dois (2) avaliadores e todo o processo de avaliação e publicação de pareceres é realizado no formato de revisão por pares anonimizada, preservando a identidade dos autores e avaliadores.

Caso haja divergência nos pareceres dos avaliadores (em termos da decisão de aprovação ou rejeição do trabalho), o editor responsável pelo artigo realiza uma avaliação dos pareceres e do trabalho para tomar a decisão. A decisão (resultado do processo de avaliação) pode gerar os seguintes resultados: (i) aprovação imediata; (ii) revisões precisam ser realizadas no documento; (iii) rejeição. Para o caso (ii) os autores deverão reenviar o trabalho com as modificações solicitadas pelos avaliadores junto com um documento justificando as alterações realizadas (ou não).

Antes de submeter seu artigo para avaliação na Revista Enfermagem UERJ, leia a seção Diretrizes para Autores, que contém mais informações sobre o processo editorial, taxas e instruções adicionais que todos os autores devem seguir.

Periodicidade

Em alinhamento com as práticas das mais prestigiadas revistas científicas nacionais e internacionais, a Revista Enfermagem UERJ adotou, desde 2017, o modelo de publicação em fluxo contínuo, garantindo um volume anual com pelo menos 80 artigos. Esse formato dinâmico permite a publicação imediata de artigos aprovados, promovendo a rápida disseminação do conhecimento científico na área da enfermagem e assegurando que as contribuições mais recentes estejam prontamente acessíveis à comunidade acadêmica.

Política de Acesso Livre

A Revista Enfermagem UERJ é um periódico científico de acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua Instituição. Os usuários têm permissão para ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor. Esta declaração está de acordo com a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI) de acesso aberto.

A Revista enfermagem UERJ recebe para avaliação manuscritos previamente disponibilizados em repositórios preprint, tais como SciELO PreprintsOSFPreprintsSSRN entre outros, e apoia a política de ciência aberta com o depósito de dados em bancos de repositórios nacionais e internacionais (Open Data Repositories, tais como FigshareData DryadHarvard Dataverse NetworkNetwork Data ExchangeOpen Science FrameworkZenodo, entre outros).

Além disso, desde 2019, os Editores Associados responsáveis são identificáveis aos autores durante a condução do fluxo editorial das submissões e têm seus nomes publicados juntos aos artigos aceitos. A partir de 2024, adota-se a abertura e publicação dos pareceres emitidos, com manutenção do anonimato dos Consultores Ad-Hoc envolvidos na tramitação.

Histórico

A Revista Enfermagem UERJ teve seu primeiro fascículo publicado em 1993, com a intenção de cumprir um papel na veiculação de ideias e edificar um corpo teórico de enfermagem comprometido com os problemas de sobrevivência das pessoas e coletividades e suscitador de reflexões e propostas capazes de estimular o pleno exercício da cidadania de seus leitores.

Desde 2013, suas publicações passaram a ser oficialmente bilíngues, nos idiomas português e inglês. Em 2012 evoluiu para publicações impressas e eletrônicas, com exclusividade de publicações eletrônicas a partir de 2014. Sua publicação, desde 2017, se dá em fluxo contínuo com um volume anual contendo pelo menos 80 artigos.

Com a criação do portal Rev@Enf da BVS Enfermagem, passou a apresentar sua coleção em plataforma administrada pela metodologia SciELO a partir do volume 12 de 2004. Em 2010 alcançou a indexação na base SCOPUS, com projeção para o cenário internacional e, em 2022, foi aceita na coleção do Directory of Open Access Journals (DOAJ).

Ainda, os artigos da revista podem ser localizados, também, na BDEnf, Lilacs, Biblat, EBSCO, Free Medical Journals e Latindex, que amplificam o alcance dos materiais publicados. Assim, abrange predominantemente os países da América Latina e Caribe, também com circulação nos Estados Unidos, Canadá, França, Suécia, Portugal e Espanha.

Indicadores

 Abril/2024

i) 21.057 citaç˜ões na plataforma Google Scholar®, com índice h 64 e hi10 499.

ii) Entre as revistas mais citadas da região da iberoamérica, descritas pela CUIDEN – Base de Datos sobre Cuidados en Salud em Iberoamerica, a Revista Enfermagem UERJ apresentou-se na 14ª posição, no primeiro quartil e índice de impacto (RIC) 1,000 (CUIDEN CITATION, 2022).

iii) Na base Scopus, apresenta Cite Score = 0,5 para 2022 e projeção = 0,6 para 2023, SCImago Journal Rank = 0,132 e Source Normalized Impact per Paper = 0,152, figurando no Q4 das revistas da Área de Enfermagem.