Estratégias para promoção do clima ético positivo sob a perspectiva de enfermeiros hospitalares
DOI:
https://doi.org/10.12957/reuerj.2023.71003Palavras-chave:
Enfermeiros, Hospitais, Local de Trabalho, Condições de Trabalho, ÉticaResumo
Objetivo: analisar as estratégias de promoção do clima ético positivo sob a perspectiva de enfermeiros hospitalares. Método: estudo qualitativo e descritivo exploratório, realizado com 182 enfermeiros de um hospital universitário do sul do Brasil. A coleta dos dados ocorreu por meio de um questionário sociodemográfico, laboral e uma pergunta aberta sobre estratégias de promoção do clima ético positivo. A organização dos dados ocorreu no software Atlas TI 8.0, versão 2019, e aplicou-se análise temática dos dados. Recebeu aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da instituição envolvida. Resultados: a macro categoria “Organização do trabalho” elencou itens sobre as relações na equipe, gestão, educação permanente e condições de trabalho. A macro categoria “Dimensão ética do trabalho” se referiu a exigências, valores pessoais e profissionais, expressão e sensibilidade moral. Conclusão: as estratégias de melhores condições de trabalho e organização, bem como o tratamento das questões éticas e relações interpessoais promovem o clima ético positivo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Graziele de Lima Dalmolin, Taís Carpes Lanes, Mariane Buligon Facin, Thais Costa Schutz, Rafaela Andolhe, Flávia Regina Souza Ramos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en), que permite que o material criado pelo autor pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Enfermagem UERJ pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Enfermagem UERJ, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY).