Conhecimentos dos estudantes de pós-graduação em enfermagem sobre má conduta em pesquisa [Postgraduate nursing students’ knowledge of research misconduct] [Conocimiento de estudiantes de postgrado en enfermería sobre la mala conducta en la investigación]
DOI:
https://doi.org/10.12957/reuerj.2022.66591Palavras-chave:
Educação, Ciência, Ética em Pesquisa, Má Conduta Científica, Estudantes de Enfermagem [Education, Science, Ethics, Research, Scientific Misconduct, Students, Nursing]Resumo
Objetivo: analisar os conhecimentos dos estudantes de pós-graduação em enfermagem sobre má conduta em pesquisa. Método: estudo qualitativo, descritivo e exploratório, norteado pelos critérios do Standards for Reporting Qualitative Research: a synthesis of recommendations, realizada com 40 estudantes de mestrado e doutorado, de uma universidade pública situada no Sul do Brasil. Os dados foram coletados por intermédio de entrevistas semiestruturadas, em outubro de 2020, com a utilização de aplicativo síncrono, os quais foram submetidos à análise textual discursiva. O protocolo de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: emergiram duas categorias: Integridade científica versus má conduta: fatores determinantes e Tipos e definições de má conduta. Conclusão: Os pós-graduandos possuem conhecimento coeso relacionado à gravidade dos comportamentos inadequados nas pesquisas científicas, bem como as consequências nocivas advindas dessa conduta, contemplando um domínio abstrato quando relacionado às questões de moralidade e integridade e sua absoluta inversão.
ABSTRACT
Objective: to examine postgraduate nursing students’ knowledge of research misconduct. Method: this exploratory, qualitative, descriptive study, guided by the criteria of the Standards for Reporting Qualitative Research: a synthesis of recommendations, considered 40 master's and doctoral students at a public university in southern Brazil. Data were collected through semi-structured interviews, in October 2020, using a synchronous application, and treated by textual discourse analysis. The study was approved by the research ethics committee. Results: two categories emerged: “Scientific integrity versus misconduct: determining factors” and “Types and definitions of misconduct”. Conclusion: postgraduate students have cohesive knowledge of the severity of inappropriate behavior in scientific research and of the harmful consequences of such conduct, contemplating an abstract domain when related to questions of morality and integrity and their absolute inversion.
RESUMEN
Objetivo: analizar el conocimiento de los estudiantes de postgrado en enfermería sobre la mala conducta en investigación. Método: investigación cualitativa, descriptiva y exploratoria, guiada por los criterios de los Standards for Reporting Qualitative Research: a synthesis of recommendations, realizada junto a 40 estudiantes de máster y doctorado de una universidad pública ubicada en el sur de Brasil. Los datos fueron recolectados a través de entrevistas semiestructuradas, en octubre de 2020, utilizando una aplicación síncrona, y después sometidos a análisis textual discursivo. El Comité de Ética en Investigación aprobó el protocolo de investigación. Resultados: surgieron dos categorías: Integridad científica versus mala conducta: factores determinantes y Tipos y definiciones de mala conducta. Conclusión: Los estudiantes de postgrado tienen conocimientos cohesionados con respecto a la gravedad de las conductas inadecuadas en la investigación científica, así como las consecuencias nocivas derivadas de esas conductas, contemplando un dominio abstracto cuando relacionado con cuestiones de moralidad e integridad y su inversión absoluta.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en), que permite que o material criado pelo autor pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Enfermagem UERJ pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Enfermagem UERJ, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY).