Gestão e planejamento contingencial para tomada de decisão em uma organização hospitalar na Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.12957/reuerj.2024.79223Palavras-chave:
COVID-19, Administração Hospitalar, Serviço de Atendimento, Tomada de DecisõesResumo
Objetivo: descrever o processo de tomada de decisão da gestão estratégica de uma organização de saúde ao implantar um serviço de atendimento para Covid-19. Método: estudo de abordagem qualitativa, aprovado pelo comitê de ética e pesquisa, desenvolvido em um hospital brasileiro que, na pandemia, foi referência para pacientes com Covid-19. Realizou-se entrevista com 27 gestores que atuaram nesse contexto. Utilizou-se a análise Textual Discursiva, com uso do software Iramuteq. Resultados: foram descritas seis classes semânticas que elucidaram a dinâmica de trabalho dos gestores e os desafios enfrentados, relacionados à estrutura da performance gerencial, ao processo de tomada de decisão multiprofissional, aos aspectos psicológicos, laborais, humanos, psicossociais, técnicos, de logística de suprimentos e de dinâmica da estrutura organizacional. Conclusão: a árdua jornada laboral instigou as forças de trabalho a cooperar e fortalecer as relações interpessoais formando uma frente de combate engajada e coesa, através do processo de tomada de decisão.
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