Impactos de incidentes de segurança do paciente na enfermagem: um olhar para a segunda vítima
DOI:
https://doi.org/10.12957/reuerj.2023.73147Palavras-chave:
Enfermagem, Assistência à saúde, Segurança do Paciente, Gestão da Segurança.Resumo
Objetivo: compreender os impactos para os profissionais de enfermagem como segunda vítima de incidentes de segurança do paciente. Método: estudo qualitativo aprovado pelo comitê de ética em pesquisa, do tipo exploratório-descritivo, realizado com 20 profissionais de enfermagem em hospital universitário do Sul do Brasil, entre novembro de 2021 e janeiro de 2022, por meio de entrevistas semiestruturadas analisadas a partir da análise textual discursiva. Resultados: as categorias sentimentos das segundas vítimas, demonstrando a presença de sentimentos negativos, sendo o medo o mais recorrente; e, impacto na trajetória profissional e no ambiente de trabalho, questionando sua habilidade como um bom profissional e a escolha da profissão como sendo adequada permitiram compreender o impacto no profissional de enfermagem. Considerações finais: os impactos relacionaram-se ao sentimento de culpa pelo fato ocorrido, autojulgamento, julgamento pelos pares e pelo paciente, medo do desfecho ao paciente e das consequências para si e dúvidas quanto à sua habilidade e desempenho no trabalho.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Sibele Ezequiel da Silveira, Jamila Geri Tomaschewski-Barlem, Ana Paula Mousinho Tavares, Gabriela do Rosário Paloski, Gabrielle dos Santos Feijó, Camila Nunes Cabral

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en), que permite que o material criado pelo autor pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Enfermagem UERJ pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Enfermagem UERJ, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY).