Impactos de incidentes de segurança do paciente na enfermagem: um olhar para a segunda vítima

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2023.73147

Palavras-chave:

Enfermagem, Assistência à saúde, Segurança do Paciente, Gestão da Segurança.

Resumo

Objetivo: compreender os impactos para os profissionais de enfermagem como segunda vítima de incidentes de segurança do paciente. Método: estudo qualitativo aprovado pelo comitê de ética em pesquisa, do tipo exploratório-descritivo, realizado com 20 profissionais de enfermagem em hospital universitário do Sul do Brasil, entre novembro de 2021 e janeiro de 2022, por meio de entrevistas semiestruturadas analisadas a partir da análise textual discursiva. Resultados: as categorias sentimentos das segundas vítimas, demonstrando a presença de sentimentos negativos, sendo o medo o mais recorrente; e, impacto na trajetória profissional e no ambiente de trabalho, questionando sua habilidade como um bom profissional e a escolha da profissão como sendo adequada permitiram compreender o impacto no profissional de enfermagem. Considerações finais: os impactos relacionaram-se ao sentimento de culpa pelo fato ocorrido, autojulgamento, julgamento pelos pares e pelo paciente, medo do desfecho ao paciente e das consequências para si e dúvidas quanto à sua habilidade e desempenho no trabalho.

Biografia do Autor

Sibele Ezequiel da Silveira, Universidade Federal do Rio Grande

Mestre em enfermagem. Enfermeira. da Unidade de Regulação Assistencial e Gestão da Informação Assistencial do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Júnior, da Universidade Federal do Rio Grande. Rio Grande, RS, Brasil.

Jamila Geri Tomaschewski-Barlem, Universidade Federal do Rio Grande

Enfermeira. Doutora em enfermagem. Docente da Escola de Enfermagem e do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande. Rio Grande, RS, Brasil.

Ana Paula Mousinho Tavares, Universidade Federal de Pelotas

Enfermeira. Doutora em enfermagem. Professora Adjunta da Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, RS, Brasil.

Gabriela do Rosário Paloski, Universidade Federal do Rio Grande

Enfermeira. Mestre em enfermagem. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Universidade Federal do Rio Grande. Rio Grande, RS, Brasil.

Gabrielle dos Santos Feijó, Universidade Federal do Rio Grande

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS, Brasil

Camila Nunes Cabral, Universidade Federal do Rio Grande

Graduanda do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS, Brasil.

Publicado

06.10.2023

Como Citar

Silveira, S. E. da, Tomaschewski-Barlem, J. G., Tavares, A. P. M., Paloski, G. do R., Feijó, G. dos S., & Cabral, C. N. (2023). Impactos de incidentes de segurança do paciente na enfermagem: um olhar para a segunda vítima. Revista Enfermagem UERJ, 31(1), e73147. https://doi.org/10.12957/reuerj.2023.73147

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa