Avaliação por Pares

O processo de avaliação por pares realizado na Revista Enfermagem UERJ possui duas etapas principais:

(1) Pré-análise (desk review): verificação inicial realizada pela Editora Científica e pelo Editor Associado responsáveis pelo processo de avaliação do artigo com o objetivo de verificar: a) aderência ao Foco e Escopo da revista; b) aderência às normas especificadas para submissão de trabalhos; c) qualidade geral e mérito do trabalho, com análise da potencial produção de novas evidências científicas e avanço no campo do conhecimento.

(2) Avaliação por pares (peer review): os artigos que passam no processo de pré-análise são encaminhados a, no mínimo, dois (2) avaliadores e todo o processo de avaliação e publicação de pareceres é realizado no formato de revisão por pares anonimizada, preservando a identidade dos autores e avaliadores.

Caso haja divergência nos pareceres dos avaliadores (em termos da decisão de aprovação ou rejeição do trabalho), o editor responsável pelo artigo realiza uma avaliação dos pareceres e do trabalho para tomar a decisão. A decisão (resultado do processo de avaliação) pode gerar os seguintes resultados: (i) aprovação imediata; (ii) revisões precisam ser realizadas no documento; (iii) rejeição. Para o caso (ii) os autores deverão reenviar o trabalho com as modificações solicitadas pelos avaliadores junto com um documento justificando as alterações realizadas (ou não).

Antes de submeter seu artigo para avaliação na Revista Enfermagem UERJ, leia a seção Diretrizes para Autores, que contém mais informações sobre o processo editorial, taxas e instruções adicionais que todos os autores devem seguir.