O exercício de advocacy no âmbito da enfermagem: uma análise filosófica gadameriana [Advocacy in nursing: a gadamerian philosophical analysiss] [El ejercicio del advocacy en enfermería: un análisis filosófico gadameriano]
DOI:
https://doi.org/10.12957/reuerj.2019.43570Palavras-chave:
Advocacia em saúde, Defesa do paciente, Ética em enfermagem, EnfermagemResumo
Objetivo: conhecer as percepções de enfermeiros acerca do exercício de advocacy sob perspectiva filosófica gadameriana. Método: estudo descritivo, com abordagem qualitativa, com base no referencial teórico da Hermenêutica Filosófica. Participaram treze enfermeiros de duas unidades de internação de um hospital de ensino na região sul do Brasil. A coleta de dados ocorreu entre abril a junho de 2019, com utilização da técnica de entrevista semiestruturada e tratados por análise textual discursiva. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: da análise dos depoimentos emergiram duas categorias: formação ética e o exercício de advocacy por enfermeiros: fragilidades ou fortalezas? e situações de conflitos emergentes do exercício de advocacy. Conclusão: a formação profissional e a experiência prática constituem a base para o exercício de advocacy em enfermagem, fortalecendo-se com a consolidação de conhecimento e o tempo de atuação profissional.
ABSTRACT
Objective: to know nurses' perceptions about the practice of advocacy from a Gadamerian philosophical perspective. Method: descriptive study with qualitative approach, based on the Philosophical Hermeneutics’ theoretical framework. Thirteen nurses from two inpatient units at a teaching hospital in southern Brazil participated. Data collection took place between April and June 2019, using the semi-structured interview technique and treated by discursive textual analysis. Conclusion: vocational training and practical experience are the basis for the practice of advocacy in nursing, strengthening with the consolidation of knowledge and the time of professional practice.
RESUMEN
Objetivo: conocer las percepciones de las enfermeras sobre la práctica del advocacy desde una perspectiva filosófica gadameriana. Método: estudio descriptivo con enfoque cualitativo, basado en el marco teórico de la hermenéutica filosófica. Participaron trece enfermeras de dos unidades de hospitalización de un hospital universitario en el sur de Brasil. La recopilación de datos tuvo lugar entre abril y junio de 2019, utilizando la técnica de entrevista semiestructurada y tratada mediante análisis textual discursiva. Resultados: del análisis de los datos surgieron dos categorías: la formación ética y la práctica de la defensa de las enfermeras: ¿debilidades o fortalezas? y situaciones de conflicto que surgen de la práctica del derecho. Conclusión: la formación profesional y la experiencia práctica son la base para la práctica del advocacy en enfermería, fortaleciéndose con la consolidación del conocimiento y el tiempo de la práctica profesional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en), que permite que o material criado pelo autor pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Enfermagem UERJ pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Enfermagem UERJ, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY).