Histórico da Revista
A Revista Enfermagem UERJ teve seu primeiro fascículo publicado em 1993, com a intenção de cumprir um papel na veiculação de ideias e edificar um corpo teórico de enfermagem comprometido com os problemas de sobrevivência das pessoas e coletividades e suscitador de reflexões e propostas capazes de estimular o pleno exercício da cidadania de seus leitores.
Desde 2013, suas publicações passaram a ser oficialmente bilíngues, nos idiomas português e inglês. Em 2012 evoluiu para publicações impressas e eletrônicas, com exclusividade de publicações eletrônicas a partir de 2014. Sua publicação, desde 2017, se dá em fluxo contínuo com um volume anual contendo pelo menos 80 artigos.
Com a criação do portal Rev@Enf da BVS Enfermagem, passou a apresentar sua coleção em plataforma administrada pela metodologia SciELO a partir do volume 12 de 2004. Em 2010 alcançou a indexação na base SCOPUS, com projeção para o cenário internacional e, em 2022, foi aceita na coleção do Directory of Open Access Journals (DOAJ).
Ainda, os artigos da revista podem ser localizados, também, na BDEnf, Lilacs, Biblat, EBSCO, Free Medical Journals e Latindex, que amplificam o alcance dos materiais publicados. Assim, abrange predominantemente os países da América Latina e Caribe, também com circulação nos Estados Unidos, Canadá, França, Suécia, Portugal e Espanha.