v. 9 n. 21 (2020): Maio 2020

					Visualizar v. 9 n. 21 (2020): Maio 2020
Publicado: 2020-07-23

CRÉDITOS

EDITORIAL

  • ENSINO MÉDIO: UM DEBATE NECESSÁRIO

    Andrea da Paixão Fernandes, Lincoln Tavares Silva
    01-02
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.53061

APRESENTAÇÃO

  • APRESENTAÇÃO

    Gaudêncio Frigotto, Marise Nogueira Ramos
    03-06
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.53062

DOSSIÊ TEMÁTICO - ENSINO MÉDIO: PASSOS E IMPASSES NA ATUALIDADE

  • RECONFIGURAÇÃO DO ESTADO E O NOVO ORDENAMENTO LEGAL E POLÍTICAS PARA O ENSINO MÉDIO NO BRASIL NO PERÍODO DE 1995-2015.

    Edima Verônica Morais
    07-22
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.46488
  • A REFORMA DO ENSINO MÉDIO EM QUESTÃO: ENTRE FALÁCIAS E DESAFIOS

    José Henrique de Lacerda Furtado
    23-33
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.46344
  • AVANÇOS E DESAFIOS NA IMPLANTAÇÃO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

    Rose Márcia da Silva
    34-49
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.46178
  • DESAFIOS DOCENTES NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: DIÁLOGOS INTERCULTURAIS NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS

    Graziela Ninck Dias Menezes, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios
    50-64
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.46452
  • FUNDAMENTOS DE UMA ANÁLISE HISTÓRICO-CRÍTICA SOBRE OS DESAFIOS DO ENSINO MÉDIO PARA A DÉCADA DE 2020

    Mateus Henrique Turini, Fábio Fernandes Villela
    65-80
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.46461
  • ATUAÇÃO DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA QUANTO A OFERTA DE CURSOS TÉCNICOS EM SAÚDE

    Marise Nogueira Ramos, Thayná Trindade da S. de Andrade, Julio Cesar França Lima, Gianne Cristina Reis
    81-92
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.46666
  • A IMPORTÂNCIA DOS TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO DO CAMPUS RIO POMBA DO IF SUDESTE MG NA CONSOLIDAÇÃO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO ATRAVÉS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA-PARTICIPATIVA.

    Eniete de Oliveira Campos Furtado, Alex Fernandes da Veiga Machado, Helton Nonato de Sousa
    93-106
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.46442
  • ENSINO MÉDIO NO RIO DE JANEIRO: COMO AVANÇAR EM CONTEXTO ADVERSO

    Bruna Werneck Canabrava
    107-119
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.46471
  • INTERESSES DO EMPRESARIADO EM TORNO DO PROJETO ESCOLA VIVA

    Marcelo Lima, Renan dos Santos Sperandio, Debora Freitas Costa
    120-133
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.46287
  • UM EXEMPLO DE PESQUISA-AÇÃO NA INSERÇÃO DA FÍSICA MODERNA NO ENSINO MÉDIO

    Lidiane Benites Campos, Claudio Maia Porto, Frederico Alan de Oliveira Cruz, Maria Beatriz Dias da Silva Maia Porto
    134-155
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.46043
  • AS REDES SOCIAIS E A POPULARIZAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO: METODOLOGIA PARA O ENSINO DE FÍSICA

    Ana Maria Silva Oliveira
    156-172
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.46504
  • POTENCIALIZANDO O ENSINO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM

    Otávio Paulino Lavor, Kaliane Morais de Lucena Martins
    173-186
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.46565
  • TENSÕES E CONTRADIÇÕES DO ENSINO DE MATEMÁTICA E DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA ÚLTIMA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA

    Vanesca Almeida de Oliveira, Elcimar Simão Martins
    187-202
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.46573
  • O RIO GRANDE DO NORTE COMO CONTEÚDO NA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO

    Patrícia Tâmara da Silva Sousa, Cícero Nilton Moreira da Silva
    203-218
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.46572