FUNDAMENTOS DE UMA ANÁLISE HISTÓRICO-CRÍTICA SOBRE OS DESAFIOS DO ENSINO MÉDIO PARA A DÉCADA DE 2020
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.46461Palavras-chave:
Dialética, Formação humana, Movimento, Pedagogia histórico-crítica, Transmissão-assimilação.Resumo
A partir das reflexões obtidas durante uma pesquisa de mestrado, o presente trabalho sistematiza um conjunto de pressupostos teórico-metodológicos para se refletir sobre os desafios do Ensino Médio para a década de 2020. Orientados pela Pedagogia Histórico-crítica (PHC), a concepção de mediação pedagógica apresenta-se como uma atividade dialética, em constante movimento, imersa na prática social e que valoriza o conhecimento produzido, acumulado e reinterpretado historicamente. Nessa perspectiva e observando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é possível viabilizar potenciais caminhos de estímulo ao exercício crítico da atividade pedagógica, tendo bem delineados o papel social da escola, sua atividade nuclear, sua relação com a sociedade e sua contribuição para a formação humana.
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