RECONFIGURAÇÃO DO ESTADO E O NOVO ORDENAMENTO LEGAL E POLÍTICAS PARA O ENSINO MÉDIO NO BRASIL NO PERÍODO DE 1995-2015.
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.46488Palavras-chave:
Ensino Médio, Políticas Educacionais, Formação da Juventude, Qualificação profissional, Reformas Educacionais.Resumo
Este trabalho busca trazer um estudo comparado entre as políticas desenvolvidas no Brasil para a Educação Profissional, que tem como público alvo a juventude, durante os Governos de Fernando Henrique Cardoso, de Luís Inácio (Lula) da Silva e do Governo da Presidente Dilma Roussef. Nesse sentido, buscamos compreender em que medida as ações desenvolvidas por estes governos através dos programas implementados durante as referidas gestões contribuíram de fato para o fortalecimento e melhoria na qualidade do ensino médio e de como a qualificação profissional em certa medida atende as demandas de formação da juventude trabalhadora. Importante salientar que compreender a trajetória que as políticas públicas para o Ensino Médio percorreu ao longo dos últimos anos é fundamental para entendermos o que está acontecendo neste momento no Brasil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.