RECONFIGURAÇÃO DO ESTADO E O NOVO ORDENAMENTO LEGAL E POLÍTICAS PARA O ENSINO MÉDIO NO BRASIL NO PERÍODO DE 1995-2015.

Autores

  • Edima Verônica Morais Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.46488

Palavras-chave:

Ensino Médio, Políticas Educacionais, Formação da Juventude, Qualificação profissional, Reformas Educacionais.

Resumo

Este trabalho busca trazer um estudo comparado entre as políticas desenvolvidas no Brasil para a Educação Profissional, que tem como público alvo a juventude, durante os Governos de Fernando Henrique Cardoso, de Luís Inácio (Lula) da Silva e do Governo da Presidente Dilma Roussef. Nesse sentido, buscamos compreender em que medida as ações desenvolvidas por estes governos através dos programas implementados durante as referidas gestões contribuíram de fato para o fortalecimento e melhoria na qualidade do ensino médio e de como a qualificação profissional em certa medida atende as demandas de formação da juventude trabalhadora. Importante salientar que compreender a trajetória que as políticas públicas para o Ensino Médio percorreu ao longo dos últimos anos é fundamental para entendermos o que está acontecendo neste momento no Brasil.

 

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Biografia do Autor

Edima Verônica Morais, Universidade Federal de Pernambuco

Centro de Educação. 

Política Educacional, Planejamento e Gestão da Educação

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Publicado

2020-07-23

Como Citar

MORAIS, Edima Verônica. RECONFIGURAÇÃO DO ESTADO E O NOVO ORDENAMENTO LEGAL E POLÍTICAS PARA O ENSINO MÉDIO NO BRASIL NO PERÍODO DE 1995-2015. e-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 9, n. 21, p. 07–22, 2020. DOI: 10.12957/e-mosaicos.2020.46488. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/e-mosaicos/article/view/46488. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO - ENSINO MÉDIO: PASSOS E IMPASSES NA ATUALIDADE