UM EXEMPLO DE PESQUISA-AÇÃO NA INSERÇÃO DA FÍSICA MODERNA NO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.46043Palavras-chave:
Ensino de Física, Física Moderna, Pesquisa-ação, abordagem CTS, Energia Nuclear.Resumo
Este trabalho apresenta um exemplo de inserção de conteúdos de Física Moderna e Contemporânea no ensino de Física da Educação Básica. A partir de uma abordagem CTS, que acentua o caráter significativo do conhecimento, evidenciando suas relações com os vários aspectos da organização social, e da metodologia da Pesquisa-ação, foi elaborada uma sequência didática a respeito do tema “Energia Nuclear”, na verdade como subtema do tópico mais amplo dos processos de geração de energia elétrica. Apresentamos os elementos essenciais da sequência e os resultados de sua aplicação em uma turma do 2a ano do Ensino Médio de um colégio público estadual, localizado no município de Angra dos Reis, RJ, valendo-nos do fato de que lá se situam as usinas nucleares brasileiras, reforçando assim o caráter contextualizador da abordagem.
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