POTENCIALIZANDO O ENSINO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.46565

Palavras-chave:

TIC, Impasses, Motivação, Recursos didáticos, Aprendizagem.

Resumo

O processo de ensino e aprendizagem atravessa dificuldades e uma das causas é a falta de motivação do público envolvido. Como as tecnologias estão cada vez mais presentes nas escolas brasileiras, se abre possibilidades para o ensino da matemática e a demanda por sua incorporação no processo de ensino e aprendizagem na sala de aula se torna comum e tende a fazer parte do cotidiano da escola e dos alunos. Diante disto, propõe-se o uso dos objetos de aprendizagem, que são recursos tecnológicos reutilizáveis, como instrumentos didáticos nas aulas de matemática a fim de superar barreiras e dificuldades de aprendizagem. A pesquisa analisa a importância de trabalhar com objetos de aprendizagem para o ensino de matemática e para isso, questiona os professores de matemática do ensino médio de uma escola paraibana. Constatou-se que os professores tiveram formação sem o uso de tecnologias, mas estão lecionando para alunos imersos em ambiente tecnológico. A partir daí, uma oficina de objetos de aprendizagem conscientiza os professores com a apresentação dos recursos e como utilizá-los, levando a uma potencialização na construção do conhecimento e no entusiasmo para ensinar e aprender.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-07-23

Como Citar

LAVOR, Otávio Paulino; MARTINS, Kaliane Morais de Lucena. POTENCIALIZANDO O ENSINO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM. e-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 9, n. 21, p. 173–186, 2020. DOI: 10.12957/e-mosaicos.2020.46565. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/e-mosaicos/article/view/46565. Acesso em: 15 mar. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO - ENSINO MÉDIO: PASSOS E IMPASSES NA ATUALIDADE