POTENCIALIZANDO O ENSINO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.46565Palavras-chave:
TIC, Impasses, Motivação, Recursos didáticos, Aprendizagem.Resumo
O processo de ensino e aprendizagem atravessa dificuldades e uma das causas é a falta de motivação do público envolvido. Como as tecnologias estão cada vez mais presentes nas escolas brasileiras, se abre possibilidades para o ensino da matemática e a demanda por sua incorporação no processo de ensino e aprendizagem na sala de aula se torna comum e tende a fazer parte do cotidiano da escola e dos alunos. Diante disto, propõe-se o uso dos objetos de aprendizagem, que são recursos tecnológicos reutilizáveis, como instrumentos didáticos nas aulas de matemática a fim de superar barreiras e dificuldades de aprendizagem. A pesquisa analisa a importância de trabalhar com objetos de aprendizagem para o ensino de matemática e para isso, questiona os professores de matemática do ensino médio de uma escola paraibana. Constatou-se que os professores tiveram formação sem o uso de tecnologias, mas estão lecionando para alunos imersos em ambiente tecnológico. A partir daí, uma oficina de objetos de aprendizagem conscientiza os professores com a apresentação dos recursos e como utilizá-los, levando a uma potencialização na construção do conhecimento e no entusiasmo para ensinar e aprender.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.