ATUAÇÃO DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA QUANTO A OFERTA DE CURSOS TÉCNICOS EM SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.46666Palavras-chave:
Política de Educação Profissional e Tecnológica, Política de Educação Profissional em Saúde, Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, Saúde PúblicaResumo
Este artigo busca apresentar um panorama geral da oferta de cursos de educação profissional técnica em saúde pela Rede Federal de Educação Profissional, Cientifica e Tecnológica. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório em âmbito nacional que analisa dados quantitativos da oferta de formação em saúde pela rede de 2010 a 2016, estabelecendo comparações com as demais esferas administrativas. Os temas analisados neste artigo, ainda que com resultados parciais, demonstram que a rede federal ampliou sua formação como um todo, seja em número de cursos e matriculas, entretanto a formação técnica de nível médio em saúde ainda é ofertada hegemonicamente por instituições privadas Os resultados mostram que a Rede Federal de Educação Profissional Cientifica e Tecnológica ofertou 4,8% do total de cursos técnicos em saúde em 2016, tendo o maior quantitativo de matriculas concentrado em cursos de agente comunitário de saúde e análises clinicas.
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