ENSINO MÉDIO NO RIO DE JANEIRO: COMO AVANÇAR EM CONTEXTO ADVERSO

Autores

  • Bruna Werneck Canabrava Mestre em Ciência Política, pela Universidade Federal Fluminense (UFF), e Técnica em Educação a Distância e Divulgação Científica, na Fundação Cecierj.

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.46471

Palavras-chave:

ensino médio, BNCC, Rio de Janeiro, Estado, políticas públicas

Resumo

Nos últimos anos, testemunhamos a aprovação de medidas estruturantes para a educação no Brasil, notadamente a Base Nacional Curricular Comum e a Reforma do Ensino Médio. Na primeira parte do artigo, regatamos o histórico e a conjuntura da construção dessas políticas. Na segunda parte, analisamos o contexto político do estado de Rio de Janeiro e identificamos oportunidades para setor progressistas intervirem e redirecionarem a implementação dessas políticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-07-23

Como Citar

CANABRAVA, Bruna Werneck. ENSINO MÉDIO NO RIO DE JANEIRO: COMO AVANÇAR EM CONTEXTO ADVERSO. e-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 9, n. 21, p. 107–119, 2020. DOI: 10.12957/e-mosaicos.2020.46471. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/e-mosaicos/article/view/46471. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO - ENSINO MÉDIO: PASSOS E IMPASSES NA ATUALIDADE