DIÁLOGOS SOBRE ALIMENTAÇÃO NO PRIMEIRO ANO DE VIDA: PROPOSTA DE OFICINA EDUCATIVA COMO ESTRATÉGIA DE INCENTIVO A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Jane de Carlos Santana Capelli, Naiara Sperandio, Luana Silva Monteiro, Silvia Pereira, Thaina Lobato Calderoni, Rhaíssa Rocha Figueira, Fernanda Amorim de Morais Nascimento Braga

Resumo


Este trabalho visa analisar uma oficina educativa utilizada como estratégia de educação alimentar e nutricional voltada ao incentivo da alimentação adequada e saudável no primeiro ano de vida, com ênfase na alimentação completar. Realizou-se oficina educativa conduzida por duas equipes: uma vinculada a um projeto extensionista, conhecido como IACOL; e outra vinculada ao Núcleo de Estudos da Saúde e Alimentação Materna e da Mulher (NESAM). Adotou-se a roda de conversa, que tem como estratégia a construção da prática dialógica. Seguiram-se as seguintes etapas: (a) Apresentação das equipes; (b) Acolhimento; (c) Processo saúde/doença; (d) Aleitamento materno; (e) Introdução da alimentação complementar; (f) Alimentação complementar (in box); (g) Quiz; (h) Discussão do tema e esclarecimento de dúvidas; e (i) Avaliação da oficina educativa. A atividade contou com 64 educandos: profissionais de saúde e graduandos de diversas áreas da saúde. Quanto aos conhecimentos obtidos pelos educandos da oficina educativa, na fase Quiz, contendo dez afirmativas baseadas nos “Dez passos para a alimentação saudável: guia alimentar para crianças menores de dois anos”, quatro afirmativas tiveram 100,0% dos acertos, e outras quatro tiveram percentuais variando de 45,1% a 62,5%. Cabe destacar que a afirmativa referente ao passo 10 foi a que teve o maior percentual de erros (73,4%) pelos educandos, e outra foi anulada. Em relação à avaliação subjetiva global pelos educandos, segundo interesse, participação e frequência, para todas as etapas, a avaliação foi satisfatória. Conclui-se que a ação educativa proporcionou aos educandos conhecimentos sobre a alimentação no primeiro ano de vida; no entanto, para algumas etapas, a oficina educativa será reformulada.

DOI: 10.12957/demetra.2019.43384

 


Palavras-chave


Alimentação Complementar. Aleitamento Materno. Promoção da Saúde. Educação Alimentar e Nutricional.

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DOI: https://doi.org/10.12957/demetra.2019.43384

e-ISSN: 2238-913X


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