O CONSUMO DA CARNE NO BRASIL: ENTRE VALORES SÓCIOS CULTURAIS E NUTRICIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2013.6608Resumo
O artigo pretende abordar as duas principais esferas de valorização do consumo de carne no Brasil: de um lado, aspectos sócio-históricos; de outro, aspectos nutricionais. Para tanto, as autoras entendem o alimento pelo viés simbólico e consideram a relevância da experiência histórica na consolidação dos hábitos alimentares. O artigo se inicia no contexto do Brasil colonial, quando se deu a inserção de valores discursivos relacionados ao consumo da carne. Apresentam-se características do consumo de carne no Brasil, intensificado com o processo de urbanização a partir do século XIX. Ressalta-se o discurso nutricionista, desenvolvido a partir da década de 1930 no Brasil, que garantiu a ideia da carne enquanto alimento por excelência, dividindo o Brasil entre aqueles que têm acesso a esse alimento e aqueles que não têm. Destaca-se a relevância da carne na cultura alimentar brasileira, representada sobretudo nas churrascarias que servem rodízio. Consideram-se também as manifestações contrárias ao consumo de carne, permeadas por diferentes esferas ideológicas, éticas, estéticas ou ecológicas. Pretende-se, assim, entrecruzar falas dessas diferentes abordagens, enfatizando os diferentes simbolismos que abarcam o crescente consumo de carne no Brasil.
DOI 10.12957/demetra.2013.6608
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.