A FORMAÇÃO ACADÊMICA A PARTIR DA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO POPULAR E HUMANIZAÇÃO EM SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA DISCIPLINA SAÚDE DA COMUNIDADE

Autores/as

  • Rodrigo Almeida Cordeiro
  • Igor Rodrigues Arouca
  • Tamara Lopes Terto
  • Luana Silva Monteiro
  • Tamiris Pereira Rizzo
  • Naiara Sperandio Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2017.28408

Palabras clave:

Humanização da Assistência. Educação em Saúde. Saúde Pública.

Resumen

Objetivo: Relatar como uma disciplina do curso de Nutrição, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), campus Macaé, inicia a formação acadêmica, a partir da óptica da humanização e dos princípios da educação popular em saúde. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência da disciplina, do primeiro período, denominada “Saúde da Comunidade”. Para a construção desse relato, utilizaram-se como documentos norteadores a Política Nacional de Humanização, Caderno de Educação Popular em Saúde, Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Nutrição e o Projeto Pedagógico do Curso. Resultados: A disciplina possui carga horária majoritariamente prática e envolve campos de atuação da atenção básica em saúde, como Estratégia de Saúde da Família, e da proteção básica, como Centro de Referência da Assistência Social. A vivência dos alunos nesses serviços possibilita que os mesmos se aproximem da realidade e conheçam as demandas, potencialidades e dificuldades do trabalho em saúde, visando à formação de profissionais generalistas, humanistas e críticos, conforme preconizado pelos documentos analisados. A disciplina pauta-se em uma abordagem pedagógica inovadora, com exposição dialogada de conteúdos, filmes e documentários para fomento de discussões e exposição de conceitos. Além disso, como recurso do processo de ensino-aprendizagem e avaliação, utiliza-se o portfólio, para estimular o pensamento reflexivo e formar profissionais capazes de prestar atendimento integral e humanizado. Conclusão: Através de enfoque metodológico dialógico de caráter interativo e ativo, busca-se iniciar a formação de profissionais generalistas dentro de uma perspectiva mais complexa e humanizada e menos biologicista.

DOI: 10.12957/demetra.2017.28408

 

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Biografía del autor/a

Rodrigo Almeida Cordeiro

Curso de Nutrição, Universidade Federal do Rio de Janeiro. R. Professor Aloisio Teixeira Gomes da Silva 50, Granja dos Cavaleiros. 27930-560 Macaé RJ Brasil.

Email: rodrigoc.almeeida@gmail.com

Igor Rodrigues Arouca

Curso de Medicina, Universidade Federal do Rio de Janeiro. R. Professor Aloisio Teixeira Gomes da Silva 50, Granja dos Cavaleiros. 27930-560 Macaé RJ Brasil.

Email: ygorarouca@gmail.com

Luana Silva Monteiro

Curso de Nutrição, Universidade Federal do Rio de Janeiro. R. Professor Aloisio Teixeira Gomes da Silva 50, Granja dos Cavaleiros. 27930-560 Macaé RJ Brasil.

Email: luananutrir@gmail.com

Tamiris Pereira Rizzo

Curso de Nutrição, Universidade Federal do Rio de Janeiro. R. Professor Aloisio Teixeira Gomes da Silva 50, Granja dos Cavaleiros. 27930-560 Macaé RJ Brasil.

Email: tami.rizzo16@gmail.com

Naiara Sperandio, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Prof. Dr. Naiara SperandioCurso de NutriçãoUniversidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)Campus UFRJ-Macaé Prof. Aloísio Teixeira
Rua Aloísio da Silva Gomes, Granja dos CavaleirosTel: (31) 99379-0708/(22)98839-6546

 

Publicado

2017-07-11

Cómo citar

1.
Cordeiro RA, Arouca IR, Terto TL, Monteiro LS, Rizzo TP, Sperandio N. A FORMAÇÃO ACADÊMICA A PARTIR DA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO POPULAR E HUMANIZAÇÃO EM SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA DISCIPLINA SAÚDE DA COMUNIDADE. DEMETRA [Internet]. 11 de julio de 2017 [citado 11 de mayo de 2025];12(4):915-27. Disponible en: https://www.e-publicacoes.uerj.br/demetra/article/view/28408

Número

Sección

ARTÍCULOS DE TEMA LIBRE

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