Conteúdo programático e referencial bibliográfico da disciplina de Educação Alimentar e Nutricional: uma análise documental
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2024.77437Resumen
Introdução: A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é considerada estratégica para enfrentar os atuais desafiosnos campos daSaúde, Alimentação e Nutrição. Integra o currículo obrigatório nos cursos de graduaçãoem Nutrição, pois deve fazer parte das ações do nutricionista em todos os campos de atuação. Objetivo: Analisar o conteúdo programático e as respectivas referências bibliográficas contidas nos planos de ensino da disciplina de EAN das instituições de ensino superior (IES) do Brasil. Métodos: Trata-se de um estudo qualitativo, exploratório e descritivo, de base documental. Para análise dos documentos, foi utilizada a Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2016). Resultados: A partir da leitura dos programas, identificaram-se 14 temas trabalhados ao longo da disciplina, dentre os quais: Metodologias, técnicas, didáticas e recursos para trabalhar a EAN; EAN para diferentes públicos/ambientes; Correntes teóricas e pedagógicas da Educação; Histórico da Educação Alimentar e Nutricional; Planejamento, desenvolvimento e avaliação de projetos educativos; Comportamento alimentar e Antropologia e alimentação.Foram citadas 203 obras, e dentre as principais bibliografias estão “Nutrição e Metabolismo: Mudanças Alimentares e Educação Nutricional” e “Educação alimentar e nutricional: algumas ferramentas de ensino”, que apareceram em 70% e 67% dos planos de ensino, respectivamente. Conclusão: Na disciplina, existe um olhar voltado para trabalhar as metodologias, técnicas, didáticas e recursos, além de uma grande valorização dos projetos educativos. Observou-se coerência entre esses conteúdos com as referências propostas. Apesar da boa frequência com que os temas relacionados a educação e antropologia da alimentação apareceram, foram poucas as bibliografias que tratavam dessas temáticas.
Descargas
Citas
Brasil. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Marco de referência de educação alimentar e nutricional para as políticas públicas. Brasília(DF): MDS; 2012.
Santos LAS. O fazer educação alimentar e nutricional: algumas contribuições para reflexão. Cien Saude Colet [Internet]. 2012 [acesso 12 nov 2017];17(2):455–62. Disponível em:
Boog MCF. Atuação do nutricionista em saúde pública na promoção da alimentação saudável. Revista Ciência & Saúde. 2008;1(1):33–42. https://doi.org/10.15448/1983-652X.2008.1.3860
Nascimento VM. Educação Alimentar e Nutricional: percepção de professores, coordenadores pedagógicos e nutricionistas. São Paulo. Dissertação [Ensino em Ciências da Saúde] - Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde, Universidade Federal de São Paulo; 2016.
Vasconcelos FAG. O nutricionista no Brasil: uma análise histórica. Rev Nutr. 2002;15(2):127–38. https://doi.org/10.1590/S1415-52732002000200001
Camossa ACA, Costa FN do A, Oliveira PF, Figueiredo TP. Educação Nutricional: uma área em desenvolvimento. Alim Nutr [Internet]. 2005;16(4):349–54.
Brasil. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação – Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES nº 5, de 7 de novembro de 2001. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Nutrição. 2001. Publicação D.O.U. 09/11/2001.
Brasil. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução no 704, de 20 de outubro de 2022. Aprova as contribuições do Conselho Nacional de Saúde à proposta de Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Nutrição. 2022.
Leal RB. Planejamento de ensino: peculiaridades significativas. 2005. https://doi.org/10.35362/rie3732705
Recine E, Porto EBS, Fernandez PM, Pereira MR. Analysis of nutrition (and food) education syllabus of nutrition undergraduate courses. Rev Nutr. 2016;29(6):885–97. https://doi.org/10.1590/1678-98652016000600012
Spudeit D. Elaboração do plano de ensino e do plano de aula [Internet]. Rio de Janeiro; 2014. [Acesso18 out 2017]. Disponível em: https://www.unirio.br/cchs/eb/arquivos/licenciatura/ELABORACAO%20DO%20PLANO%20DE%20ENSINO%20E%20DO%20PLANO%20DE%20AULA.pdf
Gil AC. Metodologia do ensino superior. 4o ed. São Paulo: Atlas; 2012.
Teixeira MC. Metodologia do ensino superior. Paraná; 2015. [Acesso 03 ago 2018]. Disponível em: http://repositorio.unicentro.br:8080/jspui/handle/123456789/598
Bardin L. Análise de conteúdo. 70o ed. São Paulo: Edições 70/Almedina Brasil; 2016.
Franco AC. Educação Nutricional na formação do nutricionista: bases teóricas e relação teoria-prática. Campinas-SP. Dissertação [Mestrado] - Faculdade de Ciências Medicas, Universidade Estadual de Campinas; 2006.
Recine E, Sugai A, Monteiro RA, Rizzolo A, Fagundes A. Saúde coletiva nos cursos de Nutrição: análise de projetos político-pedagógicos e planos de ensino. Rev Nutr. 2014;27(6):747–60.
https://doi.org/10.1590/1415-52732014000600009
Batista N, Batista S. Docência em saúde: temas e experiências. Em: Marsiglia RMG, organizador. Docência em saúde: temas e experiências. 21oed São Paulo: Editora Senac; 2007.
Batista NA. Educação Interprofissional em Saúde: Concepções e Práticas. Caderno FNEPAS [Internet]. 2012 [Acesso 11 jul 2018];2:25. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4298824/mod_resource/content/1/educacao_interprofissional.pdf
Boog MCF. Educação em Nutrição: Integrando Experiências. 1o ed. São Paulo: Komedi; 2013.
Bertolin MNT, Slater Villar B. Aplicação do modelo transteórico em estudos de nutrição. Em: Mudanças alimentares e educação nutricional. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2011.
Franco AC, Boog MCF. Relação teoria-prática no ensino de educação nutricional. Rev Nutr. 2007;20(6).
https://doi.org/10.1590/S1415-52732007000600007
Rodrigues ÉM, Boog MCF. Problematização como estratégia de educação nutricional com adolescentes obesos. Cad Saúde Pública. 2006;22(5):923–31. https://doi.org/10.1590/S0102-311X2006000500005
Alves CGL, Martinez MR. Lacunas entre a formação do nutricionista e o perfil de competências para atuação no Sistema Único de Saúde (SUS). Interface: Communication, Health, Education. 1o de janeiro de 2016;20(56):159–69. https://doi.org/10.1590/1807-57622014.1336
Fischer RMB. O dispositivo pedagógico da mídia: modos de educar na (e pela) TV. Educação e Pesquisa. 2002;28(1):151–62. https://doi.org/10.1590/S1517-97022002000100011
Diez-Garcia RW, Cervato-Mancuso AM. Nutrição e Metabolismo: Mudanças Alimentares e Educação nutricional. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2011.
Linden S. Educação alimentar e nutricional: algumas ferramentas de ensino. 2o ed. São Paulo: Varela; 2011.
Fagioli D, Nasser LA. Educação nutricional na infância e na adolescência: planejamento, intervenção, avaliação e dinâmica. São Paulo: RNC; 2006.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Iara de Castro Moraes, Géssica Mercia de Almeida, Elisabetta Recine

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
DECLARACIÓN DE RESPONSABILIDAD
Título del manuscrito: ________________________________________________________
1. Declaración de responsabilidad
Certifico mi participación en el trabajo arriba titulado y hago pública mi responsabilidad por su contenido.
Certifico que el manuscrito representa un trabajo original y que ni éste ni ningún otro trabajo de mi autoría, en parte o en su totalidad, con contenido sustancialmente similar, fue publicado o fue enviado a otra revista, ya sea en el formato impreso o en el electrónico, excepto el descrito en el anexo.
En caso de aceptación de este texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaramos estar de acuerdo con la política de acceso público y derechos de autor adoptada por Demetra, que establece lo siguiente: (a) los autores conservan los derechos de autor y la concesión a la revista el derecho de la primera publicación, el trabajo se licencia simultáneamente bajo la Licencia Creative Commons Attribution, que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de autoría y la publicación inicial en esta revista; (b) los autores están autorizados a firmar contratos adicionales por separado para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, publicación en un repositorio institucional o capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista; y (c) a los autores se les permite y alientan a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede conducir a cambios productivos, así como aumentar el impacto y la cita del trabajo publicado.
2. Conflicto de interesses
Declaro no tener conflicto de intereses con el presente artículo.
Fecha, firma y dirección completa de todos los autores.


