convergências paralelas: pensando com biesta sobre filosofia e educação
DOI:
https://doi.org/10.12957/childphilo.2017.29953Palavras-chave:
sumphilosophein, comunidade, comunidade de investigação filosófica, aprendização, filosofia e educaçãoResumo
Neste artigo, a questão sobre o tipo de diálogo possível entre a filosofia para e com crianças e o pensamento educacional de Gert Biesta é explorada. A pressuposição – baseada também na reflexão sobre o estilo de argumentação de Biesta quando ele se refere à filosofia para e com crianças – é que um diálogo é possível, a despeito das reservas que ele manifesta sobre como a filosofia para e com crianças poderia acabar se tornando uma mera forma mais abrangente de educação para o pensamento crítico. Para investigar com o quê este dialogo poderia se parecer, este texto se compromete com algo que pode representar uma grande fonte de discórdia, a saber, a ligação íntima entre filosofia e educação, que é central ao projeto da filosofia para e com crianças e que, ao contrário, Biesta parece problematizar, focando na perpetuação de uma espécie de “mentalização” contagiando grande parte da tradição educacional e filosófica ocidental. Depois de explicar este desafio radical como um movimento levinasiano, o artigo pretende mostrar como a filosofia para e com crianças pode ser ensinada através dele. Particularmente, é defendido que as preocupações de Biesta podem nos ajudar a redescobrir uma visão específica do que o filosofar-junto como “sumphilosophein” (para adotar uma noção aristotélica) pode significar, e olhar para a comunidade de questionamento filosófico como o lugar do “polêmico acordo entre filosofia e educação”. Enquanto reconhece os pontos de contato e (possível) encontro com as ideias de Biesta, o artigo exclui qualquer “fusão de horizontes” e propõe, ao invés disso, duas outras metáforas para capturar o tipo de diálogo que pode perdurar.Downloads
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Publicado
2017-09-08
Como Citar
OLIVERIO, Stefano. convergências paralelas: pensando com biesta sobre filosofia e educação. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 13, n. 28, p. 589–603, 2017. DOI: 10.12957/childphilo.2017.29953. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/29953. Acesso em: 14 maio. 2025.
Edição
Seção
dossiê