a criança e o currículo de filosofia para crianças (fpc)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.46769

Palavras-chave:

filosofia e infância, modernidade cartesiana, pensamento qualitativo, dewey, lipman

Resumo

Neste artigo, tomo minha inspiração do que sugiro chamar de "modernidade Adamítica". Por esta frase, busco capturar uma "remoção" específica da infância que ocorre no gesto cartesiano da entronização da Razão. Ao fazer uma leitura das principais obras filosóficas de Descartes, argumentarei que um dos principais impulsos de seu dispositivo conceitual é uma desconfiança profunda e até angustiada da infância e de seus erros. Em poucas palavras: na modernidade cartesiana, filosofia/ciência e infância estão em desacordo. No segundo passo da minha argumentação, mostrarei em que sentido Dewey reabilita a infância e sua forma de experiência, curando assim a brecha entre a infância e a ciência (como provam suas noções de investigação e pensamento qualitativo). Não obstante, Dewey não estava pronto para dar o passo decisivo de pensar em uma filosofia para crianças. Precisamente, ativando e desenvolvendo o significado do pensamento qualitativo, Matthew Lipman conseguiu, em vez disso, progredir além de Dewey. Nesta perspectiva, mostrarei como Lipman e Ann Sharp, enquanto seguem os passos de Dewey no que diz respeito à sua interpretação não cartesiana da infância, fazem parte dele na sua abordagem educacional da filosofia e de como isso resulta em uma reformulação da maneira de interpretar a relação deweyana entre a criança e o currículo.

Biografia do Autor

stefano oliverio, universidade de padua

Department of Political Sciences -- Associate Professor

Referências

Alquié, F. (1950). La découverte métaphysique de l’homme chez

Descartes. Paris: Press Universitaires de France.

Author (2012). REDACTED FOR BLIND REVIEW.

Author (2015). REDACTED FOR BLIND REVIEW.

___ & Author (2012). REDACTED FOR BLIND REVIEW.

Descartes, R. (1908a [1637]). Discours de la Méthode. In Oeuvres de Descartes (vol. VI, pp. 1-78). Publiées par Ch. Adam & P. Tannery. Paris: Léopold Cerf.

Descartes, R. (1908b [1639]). Meditationes de prima philosophia. In Oeuvres de Descartes (vol. VII, pp. 1-561). Publiées par Ch. Adam & P. Tannery. Paris: Léopold Cerf.

Descartes, R. (1908c [1644]). Principia philosophiae. In Oeuvres de Descartes (vol. VIII: 1-329). Publiées par Ch. Adam & P. Tannery. Paris: Léopold Cerf, 1908.

Dewey, J. (1976). The Child and the Curriculum. In The Middle Works of John Dewey, vol. 2: 1902-1903 (pp. 271-291). Edited by J.A. Boydston. Carbondale: Southern Illinois University Press.

Dewey, J. (1984a). The Quest for Certainty. In The Later Works of John Dewey, vol. 4: 1929. Edited by J.A. Boydston. Carbondale: Southern Illinois University Press.

Dewey, J. (1984b). Qualitative Thought. In The Later Works of John Dewey, vol. 5: 1929-1930 (pp. 243-262). Edited by J.A. Boydston. Carbondale: Southern Illinois University Press.

Dewey, J. (1986). How We Think. In The Later Works of John Dewey, vol. 8 (pp. 105-352). Edited by J.A. Boydston. Carbondale and Edwardsville: Southern Illinois University Press.

Dewey, J. (1988). Experience and Education. In The Later Works of John Dewey, vol. 13: 1938-1939 (pp. 1-62). Edited by J.A. Boydston. Southern Illinois University Press, Carbondale and Edwardsville.

Foucault, M. (2008). Le courage de la vérité. Le gouvernment de soi et des autres II. Cours au Collège de France, 1984. Paris: Éditions de Seuil/Gallimard.

Foucault, M. (2011). The Courage of the Truth (The Government of Self and Others II). Lectures at the College de France, 1983-1984. Transl. Graham Burchell. Basingtoke and New York: Palgrave Macmillan.

Heidegger, M. (1987). Die Frage nach dem Ding. Tübingen: Max Niemeyer Verlag.

Heidegger, M. (1994). Die Zeit des Weltbildes. In M. Heidegger, Holzwege (pp. 75-116). Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann.

Kant, I. (1998). Beantwortung der Frage: Was ist Aufklärung?. In I. Kant, Werke, vol. 6. Schriften zur Anthropologie, Geschichtsphilosophie, Politik und Pädagogik. Darmstadt: Wissenschaftliche Buchgesellschaft.

Kennedy, D. (2006). Fools, Young Children, Animism, and the Scientific World-Picture. In D. Kennedy, Changing Conceptions of the Child from the Renaissance to Post-Modernity. A Philosophy of Childhood (pp. 69-78). Lewiston-Queenston-Lampeter: The Edwin Mellen Press.

Kohan, W.O. (2010). Não há verdade sem alteridade. A propósito de “Devir-criança da filosofia: infância da educação.” In W.O. Kohan (ed.), Devir-criança da filosofia: infância da educação (pp. 7-13). Belo Horizonte: Autêntica.

Kohan, W.O. (2014). Philosophy and Childhood. Critical Perspectives and Affirmative Practices. New York: Palgrave Macmillan.

Kohan, W.O. (2015).Childhood, Education and Philosophy: New ideas for an old relationship. Abingdon, UK and New York: Routledge.

Lipman, M. (2008). A Life Teaching Thinking. Montclair, N.J.: IAPC.

Murris, K. (2016). The Philosophy for Children Curriculum: Resisting ‘Teacher Proof’ Texts and the Formation of the Ideal Philosopher Child. Studies in Philosophy and Education 35 (1): 63-78.

Rorty, R. (1986). Introduction. In The Later Works of John Dewey, vol. 8 (pp. ix-xviii). Edited by J.A. Boydston. Carbondale and Edwardsville: Southern Illinois University Press.

Striano, M. (2012). Philosophy as Education for Thinking. A Pedagogical Conversation with Matthew Lipman. In M. Santi & S. Oliverio (eds.), Educating for Complex Thinking through Philosophical Inquiry. Models, Advances, and Proposals for the New Millennium (pp. 519-525). Napoli: Liguori.

Toulmin, S. (2001). Return to Reason. Boston: Harvard University Press.

Waksman, V., & Kohan, W.O. (2013). Fare filosofia con in bambini. Strumenti critici e operativi per il lavoro in classe con e oltre il curricolo Philosophy for Children. Edizione italiana a cura di Marina Santi. Napoli: Liguori.

Downloads

Publicado

2020-03-26

Como Citar

oliverio, stefano. (2020). a criança e o currículo de filosofia para crianças (fpc). Childhood & Philosophy, 16(36), 01–26. https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.46769

Edição

Seção

dossier: philosophy and childhood: theory and practice