do laboratorio à praxis: comunidades de investigação filosófica como modelos de (e para) o ativismo social

Autores

  • arie kizel Faculty of Education Haifa University Israel

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2016.25868

Palavras-chave:

Philosophy for Children, Philosophy with Children, Communities of Philosophical Inquiry, Social Activism

Resumo

Este artigo discute as condições sob as quais os aprendentes-pesquisadores dialógicos podem partir do laboratório filosófico de uma comunidade de investigação filosófica para o campo do ativismo social, engajando-se em um exame crítico e criativo da sociedade e procurando mudá-la. Com base na proposta de Matthew Lipman de que as comunidades de investigação filosófica podem servir de modelo de ativismo social no presente, ele apresenta a comunidade de investigação filosófica como modelo para o ativismo social no futuro. Em outras palavras, as ideias centrais de Lipman em seu pensamento primeiro e último - incluindo o significado como um modo de ação, a relevância como forma de examinar a vida e estimular a influência para a mudança como forma de criar uma sociedade democrática - estabelecem dois círculos de influência paralelos: o tempo presente, sob a forma da comunidade filosófica de investigação que permite o aperfeiçoamento das habilidades ativistas e um espaço social que se estende para o futuro como um foro para aplicar os princípios e melhorar a sociedade. Finalmente, este artigo apresenta diversas formas de ativismo social que podem estar ancoradas na consciência filosófica das condições reais e seus contextos. Através delas, a comunidade de investigação filosófica não só constitui um lugar no qual os processos de pensamento dos jovens podem ser desenvolvidos, mas também um espaço em que eles podem aspirar a se tornarem ativistas em várias áreas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

arie kizel, Faculty of Education Haifa University Israel

Arie Kizel, PhD Head of Dep. of Learning, Teaching and Teacher Education Faculty of Education Haifa University Haifa Israel

Downloads

Publicado

2016-11-17

Como Citar

KIZEL, Arie. do laboratorio à praxis: comunidades de investigação filosófica como modelos de (e para) o ativismo social. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 12, n. 25, p. 497–517, 2016. DOI: 10.12957/childphilo.2016.25868. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/25868. Acesso em: 1 maio. 2025.

Edição

Seção

artigos