as novelas de lipman ou virar a filosofia de cabeça para baixo

Autores

  • stefano oliverio

Palavras-chave:

Matthew Lipman, Bildung, Narrative, Philosophical Novel

Resumo

A partir dos trechos da autobiografia de Lipman, nos quais se representa a descrição de uma espécie de “cena primária” de P4C, o presente artigo se propõe mostrar como a noção de pensamento qualitativa de Dewey é fundamental em toda a obra lipmaniana. A distinção de Dewey entre “situação” e “objeto” no pensamento é lida no interior da diferenciação que Lipman faz entre esquema e conceito para analisar as razões pelas quais a narrativa tem um papel crucial no projeto de educação para o pensamento. A mobilização da narrativa implica um movimento de virar a história da filosofia de cabeça para baixo, o que pode ser considerado o maior êxito (educativo e filosófico) de Lipman. Esse movimento é oposto à mera historicização e pode também ser construído em termos de “dramatização”, culminando na Bildung.

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Publicado

2015-06-19

Como Citar

oliverio, stefano. (2015). as novelas de lipman ou virar a filosofia de cabeça para baixo. Childhood & Philosophy, 11(21), 81–92. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20717

Edição

Seção

número especial