as novelas de lipman ou virar a filosofia de cabeça para baixo
Palavras-chave:
Matthew Lipman, Bildung, Narrative, Philosophical NovelResumo
A partir dos trechos da autobiografia de Lipman, nos quais se representa a descrição de uma espécie de “cena primária” de P4C, o presente artigo se propõe mostrar como a noção de pensamento qualitativa de Dewey é fundamental em toda a obra lipmaniana. A distinção de Dewey entre “situação” e “objeto” no pensamento é lida no interior da diferenciação que Lipman faz entre esquema e conceito para analisar as razões pelas quais a narrativa tem um papel crucial no projeto de educação para o pensamento. A mobilização da narrativa implica um movimento de virar a história da filosofia de cabeça para baixo, o que pode ser considerado o maior êxito (educativo e filosófico) de Lipman. Esse movimento é oposto à mera historicização e pode também ser construído em termos de “dramatização”, culminando na Bildung.Downloads
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Publicado
2015-06-19
Como Citar
OLIVERIO, Stefano. as novelas de lipman ou virar a filosofia de cabeça para baixo. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 11, n. 21, p. 81–92, 2015. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20717. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
Seção
número especial