tempo, experiência e linguagem: territórios de um devir infância

Autores

  • césar donizetti leite UNESP - Rio Claro

Palavras-chave:

infância, tempo, experiência

Resumo

Estamos acostumamos a dizer que ‘deixamos a infância quando, com o passar do tempo se produz em nós as mais diferentes experiências, nos amadurecendo e produzindo desta forma nossa condição de adultos’, ou seja, poderíamos dizer que a infância termina quando com o passar do tempo acumulamos, vivemos nossas diferentes experiências. Neste sentido, duas observações chamam nossa atenção e nos fazem pensar sobre as relações entre tempo, infância e experiência, em rápidas frases Victor Hugo e Picasso nos oferecem as seguintes questões: A infância começa quando o tempo trás a experiência (Victor Hugo). ... Aos doze anos pintava como um adulto e que passará a vida toda para aprender a pintar como uma criança (Picasso). Este texto procurará realizar uma reflexão onde estes temas podem ser tratados circulando por universos da Educação, Filosofia e Psicologia alicerçando sobretudo a partir das idéias de Walter Benjamin, Giorgio Agamben, Comenius e Agostinho e outros. Circulando por uma reflexão político filosófica sobre o conceito de infância, enveredamos pela filosofia dela partimos de uma discussão etimológica, circunscrevendo no linguístico e acaba no político. Convidando-nos a pensar: que infância é está que produzimos e quais práticas de poderes são estas que criamos em nossas relações com o infantil? Para percorrer este percurso buscamos em Walter Benjamin e Giorgio Agamben as discussões acerca do conceito de experiência, criando com estes autores uma reflexão da experiência como percurso, travessia, caminho a trilhar, ou seja, algo não dado, não certo. Podemos a partir desta noção vincular a idéia de infância e de experiência e ambas a uma perspectiva de abertura de porvir e inacabamento. Nesta reflexão encontramos em Santo Agostinho espaços para pensar o tempo como temporalidade. Articulando esta reflexão sobre infância e tempo na noção de experiência em Benjamin (1987) e Agamben (2005, 2007) permitindo assim produzir olhares e outras possibilidades para os temas apresentados pela Educação no contexto das novas práticas educativas com a criança. Palavras-chave: infância; tempo; experiência

Biografia do Autor

césar donizetti leite, UNESP - Rio Claro

MEstre e Doutor em Educação UNICAMP Professor do Departamento de Educação e do Programa de Pós Graduação em Educação - UNESP Rio Claro SP

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Publicado

2010-07-19

Como Citar

leite, césar donizetti. (2010). tempo, experiência e linguagem: territórios de um devir infância. Childhood & Philosophy, 6(11), pp. 67–85. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20558

Edição

Seção

artigos

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