criança e comunidade de investigação filosófica

Autores

  • claire cassidy University of Strathclyde, Glasgow

Palavras-chave:

child, citizenship, Community of Philosophical Inquiry

Resumo

Foi afirmado na Convenção dos Direitos da Criança da ONU que as vozes das crianças devem ter espaço na sociedade, e que suas visões e opiniões devem ser levadas em consideração pelos fazedores de políticas públicas e autoridades de outras instâncias. Esse artigo sugere que as crianças precisam ser empoderadas e capacitadas para se tornarem sujeitos políticos, ativos e participativos na sociedade. Em alguns países – no momento, aqueles constituintes do Reino Unido, a Educação para a Cidadania está na agenda governamental. A fim de que as crianças sejam educadas para a cidadania, argumenta-se que elas não sejam tratadas como cidadãs no futuro, mas cidadãs no presente. Além disso, para favorecer ainda mais a participação dos membros mais novos da sociedade no seu papel de cidadãos, aqui é sugerido que a prática da Comunidade de Investigação Filosófica seja usada para promover as habilidades necessárias para a participação plena.

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Publicado

2012-01-03

Como Citar

cassidy, claire. (2012). criança e comunidade de investigação filosófica. Childhood & Philosophy, 2(4), pp. 345–368. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20501

Edição

Seção

artigos