deslocamentos crianceiros, conversas transviadas: coisas da educação e de afirmação de uma vida que importa

Auteurs

  • alexsandro rodrigues Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo
  • castiel vitorino brasileiro
  • jésio zamboni Universidade Federal do Espírito Santo
  • marcelo santana ferreira Universidade Federal Fluminense
  • steferson zanoni roseiro Universidade Federal do Espírito Santo

DOI :

https://doi.org/10.12957/childphilo.2018.33631

Mots-clés :

criança, infância, identidade, sexualidade, raça

Résumé

A partir da premissa que a criança é um outro perigoso que precisa ser controlado, esse artigo propõe acompanhar – e, em dada medida, inventar – as infâncias errantes, desviadas e transviadas como campo de possibilidades para afirmar uma vida que difere de si mesma. Compreendendo a partir de René Schérer, Guy Hocquenghem e Michel Foucault que as infâncias são relegadas a uma ordem de instituições que as sequestram sem parar, isto é, que veementemente se lançam sobre elas para lhes ceifar o campo das possibilidades, esse texto tenta se aliar às crianças e as suas travessuras. Assim, essa escrita busca afirmar a criança enquanto categoria analítica, enquanto ficção de processos de rememoração. Nessa aventura, é o processo de invenção que se alia à memória e põe para trabalhar os conceitos e as afecções da racialidade, de gênero e de sexualidade. Aqui, é a criança que borra os limites dessas categorias, que faz sumir as estabilidades da existência. Porque malditas, as crianças (des)viadas não se satisfazem com as infâncias sequestradas que lhes imprimem. Riem e zombam das histórias da infância tão confortavelmente contadas no mundo dos adultos. As crianças aqui presentes são potentes justamente por estabelecerem linhas de resistência frente às violências, ao racismo, à heterossexualidade compulsória, à misoginia. Travessas, as crianças apenas riem e convidam aos outros com seus rastros de traquinagem.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

alexsandro rodrigues, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo

Professor do do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo. Pós-doutorando em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense.

castiel vitorino brasileiro

Graduando em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo com vincul ao programa de iniciação cientifica da Ufes.

jésio zamboni, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor do Centro de Ciências Humanas e Naturais, no curso de Psicologia e no Programa de Pós-graduação em Psicologia Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo.

marcelo santana ferreira, Universidade Federal Fluminense

Professor do Curso de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia na Universidade Federal Fluminense.

steferson zanoni roseiro, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor da Rede Municipal de Cariacica/ES e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Téléchargements

Publiée

2018-05-07

Comment citer

RODRIGUES, Alexsandro; BRASILEIRO, Castiel vitorino; ZAMBONI, Jésio; FERREIRA, Marcelo santana; ROSEIRO, Steferson zanoni. deslocamentos crianceiros, conversas transviadas: coisas da educação e de afirmação de uma vida que importa. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 14, n. 30, p. 407–426, 2018. DOI: 10.12957/childphilo.2018.33631. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/33631. Acesso em: 1 mai. 2025.

Numéro

Rubrique

dossier

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice