a riqueza das questões filosóficas para crianças
DOI:
https://doi.org/10.12957/childphilo.2019.43353Palavras-chave:
comunidade de investigação, perguntas, opacidade, transparência.Resumo
Este artigo defende que as variadas abordagens dentro da filosofia para crianças ganhariam em integrar, de forma intencional, a exploração do questionamento, em vez de apenas apresentar às crianças perguntas já preparadas como pontos departida da investigação. Esta ideia torna-se particulamente relevante uma vez que a filosofia para crianças é um dos poucos ambientes educativos que oferecem às crianças um espaço para que elas possam questionar e explorar as variações das suas perguntas, assim como o impacto que essas perguntas podem ter nas suasvidas. Desta forma, defendemos que a integração intencional, numa sessão de filosofia para crianças, de perguntas feitas pelas próprias crianças faz justiça à herança das diferentes tradições filosóficas e reforça que as perguntas são formas privilegiadas de os seres humanos se relacionarem com o mundo. Mais do que um simples passo metodológico no encadeamento de uma sessão de filosofia para crianças, as perguntas representam um recurso educativo fundamental. As perguntas são também uma parte central do pensamento e da investigação que se produzem numa sessão de filosofia com crianças. O artigo propõe, então, uma forma inovadora de lidar com esta ferramenta que são as perguntas, defendendo que a definição da filosofia como uma obsessão para ultrapassar a opacidade e uma obsessão pela transparência (Caeiro, 2015) pode ajudar os participantes numa comunidade de investigação a identificarem perguntas que poderão potenciar o diálogo de uma forma filosófica.
Downloads
Referências
Brandt, R. (1988) “On Philosophy in the Curriculum: A conversation with Matthew Lipman”, Educational Leadership, 46 (1), 34-37.
Cam, P. (2006) Twenty Thinking Tools. Collaborative Inquiry for the Classroom. Victoria: ACER Press.
———. (ed) (1993) Thinking Stories. Sidney: Hale & Iremonger.
Costa-Carvalho, M; Mendonça, D. (2017) Thinking as a Community: Reasonableness and Emotions. In M.R. Gregory, J. Haynes, K. Murris (Eds) The Routledge International Handbook of Philosophy for Children (pp. 127-134). London/New York: Routledge.
Dennet, D. (2006) Breaking the spell – Religion as a Natural Phenomenon. London: Penguin.
Douglas. Helen. (2005) It Begins with Desire: Questions of Philosophical Practice. Janus Head, 8 (2), 409-420.
Fisher, R. (1995) Teaching Children to learn. Cheltenham: Standley Thomas Publishers.
______. (1995) “Socratic Education: a new paradigm for philosophical inquiry?”, Creative and Critical Thinking, 4 (1), 1-13.
Floridi, L. (2013) “What is a philosophical Question?” Metaphilosophy, 44 (3), 195-221.
Freire, P.; Faundez, A. (1985) Por uma pedagogia da pergunta, Rio de Janeiro: Paz e Terra.
Gardner, S., (1995) “Inquiry is no mere conversation (or discussion or dialogue): facilitation of inquiry is hard work!”, Critical and Creative Thinking, 3 (2), 38-49.
Kennedy, D. (2004) “The Philosopher as Teacher. The role of a facilitator in a community of philosophical inquiry”, Metaphilosophy, 35 (5), 744-765.
Kohan, W.; Wuensch, A M. (1999) Filosofia para Crianças: a tentative pioneira de Matthew Lipman. Editora Vozes: Rio de Janeiro.
Kohan, W. (2014). Philosophy and Childhood: Critical perspectives and affirmative practices. Palgrave: New York.
Kohan, W.; Kennedy, D., (2017) “On the risks of approaching a philosophical movement outside of philosophy”. childhood & philosophy, 13 (28), 493-503.
Lipman, M. (2003) Thinking in Education. Cambridge: Cambridge University Press.
———. (1997) “Thinking in Community”, Inquiry: Critical Thinking Across the Disciplines, 16 (4), 6-21.
———. (1996) Philosophical Discussion Plans and Exercises. Analytic Thinking, 16 (2), 64-77.
Lawm S. (2003) The Philosophy Gym. London: Headline Book Publishing.
Matthews, G. (1992) “Thoughts after Piaget”. In J. Portelli & R. Reed (eds) Children, Philosophy and Democracy, (pp. 65-73). Calgary: Detselig Enterprises Ltd.
Mulligan, K., Simons, P. & Smith, B. (2006) “What’s wrong with contemporary philosophy?” Topoi, 25, 63-67.
Murris, K., & Haynes, J. (2002). Storywise: Thinking through stories. Newport: Dialogue Works.
Peirce, C. S. (1868) “Some Consequences of Four Incapacities.” In J. Butler (Ed) Philosophical Writings of Peirce. New York: Dover Publications, pp. 228-250.
Russell, B. (1959). The problems of philosophy, Oxford: Oxford University Press. available on line http://emilkirkegaard.dk/en/wp-content/uploads/Bertrand-Russell-The-Problems-of-Philosophy.pdf (Accessed last December 4th, 2018)
Sharp, A. M. (1987) . “What is a ‘Community of Inquiry?’, Journal of Moral Education, 16 (1), 37-44.
Sharp, A. M. (2017). “Philosophical Novel”, In Saeed Naji & Rosnani Hashim (eds.) History, Theory and Practice of Philosophy for Children: International Perspectives, (pp. 18-29) London/New York: Routledge.
Splitter, L.; Sharp, A. M. (1995) Teaching for Better Thinking: The Classroom Community of Inquiry. Victoria: ACER Press.
Turgeon, W. (2015) “The Art and Danger of the Question: Its place Within Philosophy for Children and Its Philosophical History” Mind, Culture and Activity 22 (4), 284-298.
Weber, B; Wolf, A. (2017) Questioning the Questions. A Hermeneutical perspective on the ‘art of questioning’ in a community of philosophical inquiry. In M.R. Gregory, J. Haynes, K. Murris (Eds) The Routledge International Handbook of Philosophy for Children. London/New York: Routledge, pp. 74-82.
Worley, P. (2015). “Open thinking, closed questioning: two kinds of open and closed questions”, Journal of Philosophy in Schools, 2 (2), 17-29.
———. (2011) The if machine. London, England: Continuum.
Wartenberg, T. E. (2009). Big ideas for little kids: Teaching philosophy through children’s literature. Lanham: Rowman & Littlefield Education.