Sobre a Revista

A Revista TransVersos de História, publicação quadrimestral do Laboratório de Estudos das Diferenças e Desigualdades Sociais (LEDDES/2001), vinculada ao Departamento de História e ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, espelha a plataforma ética sobre a qual devem estar assentadas as pesquisas históricas de intervenção no social. Privilegia reflexões que respeitem as diferenças sem eliminar o direito à igualdade. Toma como linha editorial as linhas de pesquisa do Laboratório de Estudos das Diferenças e Desigualdades Sociais, Vulnerabilidades, Escritas da História e Áfricas, a partir de um olhar interdisciplinar incorporado às pesquisas históricas contemporâneas, assim como o respeito às narrativas produtoras de sentido organizadas por sujeitos sociais não acadêmicos, mas que dialogam com o sentido de organização e orientação do tempo.

e-ISSN: 2179-7528 | Ano de criação: 2014 | Área do conhecimento: História | Qualis: A4 (História)

Anúncios

Chamada de submissão de artigos para o 31º dossiê da Revista Transversos

2024-06-05

Este dossiê pretende reunir reflexões e investigações que versam sobre memória, histórias de vida e Ensino de História. O objetivo é mobilizar pesquisadoras/es que desenvolvem pesquisas a partir dessa triangulação para observar: memórias docentes, constituição de fontes, histórias de professores marcantes, lembranças, esquecimentos, ressentimentos, questões socialmente vivas, injustiça epistêmica, questões do tempo presente, práticas científicas e políticas dos professores/as de História, narrativas sobre a (re)criação ou ampliação dos campos dos conhecimentos/saberes/fazeres, a construção do Ensino de História enquanto campo epistemológico e disciplinar.

Saiba mais sobre Chamada de submissão de artigos para o 31º dossiê da Revista Transversos

Edição Atual

n. 31 (2024): Memória, Histórias de Vida e Ensino de História
Projeto realizado para a disciplina Vivências de Extensão - Projeto Experimental I - Ações da Cultura criativa voltadas para a Extensão. Curso de Cinema e Audiovisual, 3° Período/2023, Univille, Joinville/Santa Catarina. Arte finalizada por Jorge Felipe Henríquez Chamorro para o XIV ENPEH.

Este dossiê pretende reunir reflexões e investigações que versam sobre memória, histórias de vida e Ensino de História. O objetivo é mobilizar pesquisadoras/es que desenvolvem pesquisas a partir dessa triangulação para observar: memórias docentes, constituição de fontes, histórias de professores marcantes, lembranças, esquecimentos, ressentimentos, questões socialmente vivas, injustiça epistêmica, questões do tempo presente, práticas científicas e políticas dos professores/as de História, narrativas sobre a (re)criação ou ampliação dos campos dos conhecimentos/saberes/fazeres, a construção do Ensino de História enquanto campo epistemológico e disciplinar.

Publicado: 2024-12-12

Expediente

Apresentação

  • MEMÓRIA, HISTÓRIAS DE VIDA E ENSINO DE HISTÓRIA

    Sonia Maria de Almeida Ignatiuk Wanderley, Raquel Venera
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2024.88509

Artigos livres

  • O MYTHOS E A IMAGINAÇÃO NO ENSINO DE HISTÓRIA: EXPERIMENTANDO SENTIDOS

    Paulo Rogério Melo de Oliveira, Yomara Oliveira, Marciano Kraemer
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2024.88383
  • A INSTALAÇÃO DA COMISSÃO DE HETEROIDENTIFICAÇÃO NOS CURSOS DE DIREITO E MEDICINA DA UFAM, 2019 – 2020

    Fábio Souza Correa Lima, Fernanda Cavalcante Gama
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2024.81648
Ver Todas as Edições

PUBLICAÇÃO:

INDEXADORES: