Garrett e os livros: a presença dos clássicos na biblioteca do Conservatório Real de Lisboa
DOI :
https://doi.org/10.12957/soletras.2014.16313Résumé
A posição de Garrett à frente do Conservatório Real de Lisboa, da Inspecção Geralde Teatros, também como membro da comissão para a edificação do Teatro Dona Maria II foiinegavelmente de defesa dos clássicos. Bem o comprovam a listagem dos livros que solicitouque fossem recolhidos das bibliotecas dos extintos conventos para o Conservatório, e tambéma listagem de doações que o Conservatório recebeu. Mas não só. O protagonismo que Garrettteve na cena teatral portuguesa após o retorno da Bélgica em 1836 tem a ver com a suaproximidade com Passos Manuel e com Rodrigo da Fonseca Magalhães. Para a cena política,Garrett não era capaz de compreender qualquer avanço sem o equilíbrio entre passado epresente. O papel de Garrett na construção do Teatro D. Maria II e na organização doConservatório Dramático está em consonância com a ideia, defendida em vários pontos de suaobra, de relação dialética entre o clássico e o romântico.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
L'approbation des articles implique le transfert immédiat et gratuit des droits de publication dans ce magazine. L’auteur ou les auteurs autorisent le programme de Post-Graduation en Lettres et Linguistique (PPLIN) à le reproduire et à le publier dans le magazine SOLETRAS, les termes "reproduction" et "publication" en accordant avec l'article 5e de la Loi 9610/98. Le ou les auteurs continueront d’avoir le droit d’auteur pour les publications futures. L’article peut être consulté par le réseau informatique mondial (http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras), étant autorisé, à titre gratuit, à la consultation et à la reproduction d’une copie de l’article. Les cas de plagiat ou d'illégalité dans les textes présentés n'engagent que leurs auteurs.