n. 28 (2014): Língua em uso: gramática, discurso e construções

					Visualizar n. 28 (2014): Língua em uso: gramática, discurso e construções

Organização do dossiê: Ivo da Costa do Rosário, Marcos Luiz Wiedemer.

2o. sem.: jul.-dez. 2014.

Publicado: 2015-06-17

Apresentação

  • Língua em uso: gramática, discurso e construções

    Ivo da Costa do Rosário, Marcos Luiz Wiedemer
    1-11
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2014.15788

Nominata

  • Nominata

    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2014.16318

DOSSIÊ: Língua em uso: gramática, discurso e construções

  • Interview with professor Dirk Geeraerts

    Marcos Luiz Wiedemer, Ivo da Costa do Rosário
    12-21
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2014.14812
  • Tendências de uso de pronomes locativos na língua portuguesa dos séculos XVIII ao XIX

    Mariangela Rios de Oliveira, Monique Petin Kale dos Santos
    22-40
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2014.14199
  • Locuções adverbiais de tempo em cartas oficiais do século XIX: motivações para a ordenação

    Dennis Castanheira, Maria Maura Cezario
    41-59
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2014.13356
  • Rota de construcionalização do conector daí que: uma abordagem funcional centrada no uso

    Ana Beatriz Arena
    60-77
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2014.13351
  • O papel dos contextos na análise de micromudanças que compõem a rota de construcionalização gramatical de “foi quando”

    Alexsandra Ferreira da Silva
    78-98
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2014.13354
  • Idiomaticidade em construções com verbo suporte do Português

    Marcia dos Santos Machado Vieira
    99-125
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2014.14200
  • Padrões construcionais de marcadores discursivos em contexto de contraexpectativa

    Lauriê Ferreira Martins, Patrícia Fabiane Amaral da Cunha Lacerda
    126-145
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2014.13357
  • A ordem XVS no inglês: descrições sincrônicas e comparações com seu uso no EL2

    Roberto Freitas Jr, Priscilla Mouta Marques
    146-163
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2014.14198
  • A Linguística Sistêmico-Funcional: algumas considerações

    Záira Bomfante Santos
    164-181
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2014.12994
  • O estudo da articulação textual em diferentes perspectivas teóricas

    Gustavo Ximenes Cunha
    182-201
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2014.8785

Estudos Literários

  • Estrutura, desenvolvimento e níveis na diegese: um estudo narratológico da obra Antônio, de Beatriz Bracher

    Glaucia do Carmo Xavier
    202-213
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2014.13115
  • O mistério do coelho pensante e a ausência da literatura infantil de Clarice Lispector da historiografia literária brasileira

    Stela de Castro Bichuette, Sueli Braz Coelho
    214-228
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2014.12007
  • A sacralização da ciência em Deuses Americanos, de Neil Gaiman: a Ficção Científica moderna em crise

    Hebe Tocci Marin
    229-241
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2014.10568

Estudos Linguísticos

  • A construção das emoções no discurso do ex-presidente Lula

    Ana Carolina Mrad de Moura Valente
    242-261
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2014.13558
  • Norma e “desvio” em estruturas com clíticos no Português do Brasil: evolução de ontem, interferências de hoje

    Maria José Pereira Carvalho
    262-281
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2014.12906
  • A etapa da compreensão na leitura de textos escritos: um estudo com o gênero resumo

    Rubia Mara Bragagnollo
    282-298
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2014.12482

Ensino

  • Gramáticas y violencia(s) que (con) forman en la escuela secundaria: un estudio en Durango, México

    José Manuel Rangel Esquivel, Ana María Acosta Pech
    299-320
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2014.13362

Suplemento Especial

  • ‘Oh, honey, we’re all transgender’: the Journey towards Trans Subjectivity in US Fiction for Teens

    Mark Macleod
    321-332
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2014.16312
  • Garrett e os livros: a presença dos clássicos na biblioteca do Conservatório Real de Lisboa

    Sérgio Nazar David
    333-343
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2014.16313
  • Literatura, lugar de memória

    Danielle Cristina Mendes Pereira
    344-355
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2014.16314
  • Perspectivas para o trabalho com projetos didáticos: produção de poemas na escola

    Maria Isaura Rodrigues Pinto
    356-367
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2014.16315
  • Linguagens na educação de jovens e adultos como problema de hegemonia político-cultural

    Marcia Soares de Alvarenga, Milena Bittencourt Pereira de Medeiros
    368-383
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2014.16316

Tradução