Garrett e os livros: a presença dos clássicos na biblioteca do Conservatório Real de Lisboa
DOI:
https://doi.org/10.12957/soletras.2014.16313Abstract
A posição de Garrett à frente do Conservatório Real de Lisboa, da Inspecção Geralde Teatros, também como membro da comissão para a edificação do Teatro Dona Maria II foiinegavelmente de defesa dos clássicos. Bem o comprovam a listagem dos livros que solicitouque fossem recolhidos das bibliotecas dos extintos conventos para o Conservatório, e tambéma listagem de doações que o Conservatório recebeu. Mas não só. O protagonismo que Garrettteve na cena teatral portuguesa após o retorno da Bélgica em 1836 tem a ver com a suaproximidade com Passos Manuel e com Rodrigo da Fonseca Magalhães. Para a cena política,Garrett não era capaz de compreender qualquer avanço sem o equilíbrio entre passado epresente. O papel de Garrett na construção do Teatro D. Maria II e na organização doConservatório Dramático está em consonância com a ideia, defendida em vários pontos de suaobra, de relação dialética entre o clássico e o romântico.
Downloads
Published
Issue
Section
License
The approval of the article implies the immediate and free transfer of the publication rights in this journal. The author (s) authorize the Postgraduate Program in Literature and Linguistics (PPLIN) to reproduce it and publish it in Revista SOLETRAS, understanding the terms "reproduction" and "publication" in accordance with Definition of article 5 of Law 9610/98. The author (s) will continue to own the copyright for subsequent publications. The article can be accessed by the world wide web (http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras), being allowed, free of charge, the consultation and the reproduction of copy of the article for own use. Cases of plagiarism or any illegalities in the submitted texts are the sole responsibility of their authors.