Garrett e os livros: a presença dos clássicos na biblioteca do Conservatório Real de Lisboa
DOI:
https://doi.org/10.12957/soletras.2014.16313Resumen
A posição de Garrett à frente do Conservatório Real de Lisboa, da Inspecção Geralde Teatros, também como membro da comissão para a edificação do Teatro Dona Maria II foiinegavelmente de defesa dos clássicos. Bem o comprovam a listagem dos livros que solicitouque fossem recolhidos das bibliotecas dos extintos conventos para o Conservatório, e tambéma listagem de doações que o Conservatório recebeu. Mas não só. O protagonismo que Garrettteve na cena teatral portuguesa após o retorno da Bélgica em 1836 tem a ver com a suaproximidade com Passos Manuel e com Rodrigo da Fonseca Magalhães. Para a cena política,Garrett não era capaz de compreender qualquer avanço sem o equilíbrio entre passado epresente. O papel de Garrett na construção do Teatro D. Maria II e na organização doConservatório Dramático está em consonância com a ideia, defendida em vários pontos de suaobra, de relação dialética entre o clássico e o romântico.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
La aprobación de los artículos implica la concesión inmediata y sin coste de los derechos de publicación en esta revista. Los autores autorizan al Programa de Posgrado en Letras y Lingüística (PPLIN) a reproducirlos y publicarlos en la revista SOLETRAS, comprendiendo los términos “reproducción” y “publicación” según la definición del artículo 5º de la ley 9610/98. Los autores seguirán teniendo los derechos de autor en publicaciones posteriores.Se podrá acceder al artículo a través de la red mundial de ordenadores(http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras), siendo permitidas, a título gratuito, la consulta y la reproducción del ejemplar del artículo para elpropio uso del interesado.Casos de plagio o de cualquier ilegalidad en los textos presentados son responsabilidad exclusiva de sus autores.