O Círculo de Leitura Literária Carolina Maria de Jesus como dispositivo de letramento racial na formação docente
DOI:
https://doi.org/10.12957/soletras.2025.88874Palabras clave:
Letramento Literário, Formação Docente, Círculo de LeituraResumen
Apresentaremos o Círculo de leitura literária Carolina Maria de Jesus, projeto de extensão (FACED/UFC), cujo objetivo é ler coletivamente obras literárias com temática/autoria de pessoas negras, LGBT+, mulheridades, indígenas e PCD, fomentando a prática de leitura literária em docentes em formação inicial e continuada seguindo o modelo de círculo de cultura freireano, em que todos participam da construção de significados, os estudos de Cosson (2020) sobre círculos de leitura e Bajour (2012) e suas discussões sobre a força da escuta/partilha da palavra em rodas de leitura/discussão de obras literárias. Trata-se de pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, tendo dados oriundos do projeto de extensão aprovado pelo edital 15/2024 (PREX/UFC) que caracteriza o dispositivo, dados oriundos de questionário elaborado para seleção de vinte componentes internos e externos à instituição, e avaliação das atividades do primeiro semestre de atividades ocorrido no ano de 2024. Como resultados, percebe-se o poder formativo da leitura coletiva de obras literárias, fomentando interpretações múltiplas e repertório que pode auxiliar docentes a se posicionarem em momentos de escolhas de acervos, autores e obras em exercício de mediação de leitura literária, além de letramento racial e de gênero e inclusivo na perspectiva emancipatória.
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