LITERATURA E LEITORES ESTRATÉGIAS ACIONAIS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO LEITOR
Resumen
Várias perspectivas e áreas de investigação lingüística e literáriaapontam o estudo da formação do leitor como sendo uma das experiênciasfundamentais para se compreender as relações do ser humanocom seus pares e para se entender o processo de inclusão doser humano na sociedade (YUNES, 2002). Neste contexto, é levantadaa hipótese de que, de acordo com o domínio social específico noqual um conceito de literatura é construído, e de acordo com as açõespertinentes a um nível de ações neste domínio, o processo de formaçãode leitores privilegiará certas estratégias acionais que necessariamentenão seriam pertinentes a outros níveis de socialização. Ou seja,o que se espera de comportamento de leitura num espaço socialnão corresponde a outro espaço, e por esta razão, privilegia estratégiasacionais distintas. No intuito de analisar esta hipótese, utilizareiduas investigações empíricas realizadas recentemente e que são especiaispara esta reflexão, pois marcam momentos essenciais da históriade leituras no espaço da sala de aula, e contrastarei as conclusõesdestas com o arcabouço teórico dos estudos empíricos da literatura.Descargas
Número
Sección
Licencia
La aprobación de los artículos implica la concesión inmediata y sin coste de los derechos de publicación en esta revista. Los autores autorizan al Programa de Posgrado en Letras y Lingüística (PPLIN) a reproducirlos y publicarlos en la revista SOLETRAS, comprendiendo los términos “reproducción” y “publicación” según la definición del artículo 5º de la ley 9610/98. Los autores seguirán teniendo los derechos de autor en publicaciones posteriores.Se podrá acceder al artículo a través de la red mundial de ordenadores(http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras), siendo permitidas, a título gratuito, la consulta y la reproducción del ejemplar del artículo para elpropio uso del interesado.Casos de plagio o de cualquier ilegalidad en los textos presentados son responsabilidad exclusiva de sus autores.
