LITERATURA E LEITORES ESTRATÉGIAS ACIONAIS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO LEITOR
Abstract
Várias perspectivas e áreas de investigação lingüística e literáriaapontam o estudo da formação do leitor como sendo uma das experiênciasfundamentais para se compreender as relações do ser humanocom seus pares e para se entender o processo de inclusão doser humano na sociedade (YUNES, 2002). Neste contexto, é levantadaa hipótese de que, de acordo com o domínio social específico noqual um conceito de literatura é construído, e de acordo com as açõespertinentes a um nível de ações neste domínio, o processo de formaçãode leitores privilegiará certas estratégias acionais que necessariamentenão seriam pertinentes a outros níveis de socialização. Ou seja,o que se espera de comportamento de leitura num espaço socialnão corresponde a outro espaço, e por esta razão, privilegia estratégiasacionais distintas. No intuito de analisar esta hipótese, utilizareiduas investigações empíricas realizadas recentemente e que são especiaispara esta reflexão, pois marcam momentos essenciais da históriade leituras no espaço da sala de aula, e contrastarei as conclusõesdestas com o arcabouço teórico dos estudos empíricos da literatura.Downloads
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